Jorge Lino assume a liderança da Sociedade Portuguesa de Materiais até 2021 (foto: D.R.)

Fernando Jorge Lino Alves, professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é, desde o passado dia 11 de julho, o novo Presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM).

Assumindo o cargo para o biénio 2019-2021, o docente FEUP e respetiva equipa de Direção da SPM traçaram como principais objetivos o fortalecimento da capacidade de comunicação e de envolvimento da instituição com os seus sócios e com a sociedade em geral; captar a comunidade jovem; consolidar a revista da SPM; crescer; internacionalizar e intervir.

Este não é o primeiro cargo que Jorge Lino ocupa na SPM, uma vez que havia já assumido a pasta da vice-presidência em 2017. É diretor da Revista “Ciência e Tecnologia dos Materiais” da SPM, desde julho de 2019, e é coordenador, juntamente com o também docente da FEUP Manuel Vieira, da Divisão Técnica de Materiais Estruturais da SPM.

O docente e investigador da FEUP realça a importância da temática dos materiais na sociedade e no contexto atual, enfatizando o papel do “materiais como catalisadores da inovação e do desenvolvimento em Portugal”.

Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade de Lehigh (USA), Jorge Lino acumula a  atividade de docência com vários trabalhos de investigação na área do Fabrico Aditivo e Design Industrial (ambos na FEUP). É Diretor Adjunto do Mestrado em Design Industrial e de Produto, diretor do Laboratório de Desenvolvimento de Produto e Serviços do DEMec/FEUP, área da impressão 3D desde 2015 e dirige também, desde 2015, o Design Studio FEUP.

É membro do Conselho Coordenador do DEMec desde 2014, ano em que passou também a integrar o Conselho Científico do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE) da FEUP.

Sobre a SPM

Criada em 1981, a Sociedade Portuguesa de Materiais pauta-se por ser um forte elo de ligação entre os vários atores da ciência e engenharia de Materiais a nível nacional. Ao longo dos anos de existência tem procurado divulgar, dentro e fora de portas, a ciência e a engenharia que se faz na área de Materiais em Portugal.