Está de regresso mais uma edição da YES Talk, uma iniciativa científica organizada por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), este ano dedicada ao “mundo” da Gastroenterologia. No próximo dia 9 de abril, os especialistas Ricardo Rio-Tinto e Nastazja Pilonis são os convidados das duas sessões científicas que irão decorrer no Auditório do CIM, a partir das 14h30.

Intitulado A trip down GI lane, o evento – que serve de “aquecimento” para o congresso YES Meeting, que se realiza em setembro – propõe uma “viagem” pelas abordagens diagnósticas e terapêuticas de ponta que estão a ser desenvolvidas na área da Gastroenterologia. Esse será, precisamente, o ponto de partida das duas sessões científicas moderadas por Guilherme Macedo, presidente da Organização Mundial de Gastroenterologia e professor da FMUP.

A primeira apresentação caberá ao médico e investigador na Fundação Champalimaud, Ricardo Rio-Tinto, que irá abordar o MAGUS (MAgnetic Gastrointestinal Universal Septotome), um dispositivo que pode ultrapassar a necessidade de intervenções cirúrgicas abertas para correção de patologias envolvendo septos. O especialista nacional é igualmente presidente do Clube Português do Pâncreas e membro do European Board of Gastroenterology and Hepatology e do European Union of Medical Specialists.

Posteriormente, a cientista Nastazja Pilonis, especialista em Gastroenterologia e investigadora da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e do Instituto Nacional Oncológico, em Varsóvia (Polónia), vai falar sobre a utilização de um dispositivo não endoscópico para a estratificação de risco de adenocarcinoma e a necessidade de realização de endoscopia em pacientes com esófago de Barrett – o Cytosponge.

Ricardo Rio-Tinto e Nastazja Pilonis são os oradores convidados da 8.ª edição do YES Talk. (Foto: DR)

Aprender praticando

Terminadas as sessões científicas, os participantes vão ter a oportunidade de aperfeiçoar técnicas e adquirir novos conhecimentos em diferentes workshops. Aprender a suturar, saber encaminhar o paciente numa situação de trauma, aprender o Suporte Básico de Vida ao som de Bee Gees ou gerir fatores psicológicos e interpessoais em situação de emergência, por exemplo, são alguns dos cenários que serão experenciados nos cincos workshops que integram o programa.

Sem esquecer a vertente social, este encontro científico conta ainda com uma iniciativa solidária. Trata-se de uma campanha de recolha de materiais para crianças desfavorecidas, a reverte ra favor da Associação Protetora da Criança.

A oitava edição das YES Talk vai reunir cerca de 150 jovens cientistas universitários. Este evento espelha os objetivos do congresso YES Meeting, cuja 17.ª edição irá decorrer na FMUP, de 15 a 18 de setembro de 2022.