“Barras não são só para comer” ou “Séries e Repetições não são só na televisão!” são algumas das frases curiosas com que os estudantes da Universidade do Porto se podem deparar, de há alguns meses para cá, nos corredores, elevadores e escadas das suas faculdades.

A iniciativa enquadra-se na campanha “Desporto para todos na U.Porto”, lançada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) “com o intuito de incentivar mudanças comportamentais” entre a comunidade estudantil. Quais? “A diminuição do sedentarismo e a promoção de atividade física, saúde e a qualidade de vida”, concretiza Joana Carvalho, Pró-Reitora da U.Porto com os pelçouros do Desporto e Qualidade de Vida.

Frases de guerra

As faculdades de Belas Artes (FBAUP), Ciências (FCUP), Farmácia (FFUP), Letras (FLUP) e Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar são aquelas que já viram as suas casas serem “invadidas” de mensagens, algumas das quais adaptadas às áreas de estudo de cada escola.

“Conta os teus batimentos cardíacos…enquanto sobes as escadas” ou “Repete os nervos cranianos sempre que sobes 12 escadas” são exemplos das frases dirigidas aos estudantes do ICBAS e FFUP.

A campanha já chegou aos elevadores da Faculdade de Medicina da U.Porto (Foto: CDUP-UP).

Já na FCUP a sugestão inspira-se na Tabela Periódica (ver imagem), ao passo que os elevadores da FMUP estão “decorados” com avisos como “Subir escadas é medicina preventiva”, ou “Não há urgência. Vai pelas escadas”.

A química inspira mensagem presente na Faculdade de Ciências. (Foto: CDUP-UP)

“Educar os estudantes para o exercício físico”

A campanha “Desporto para todos na U.Porto”, que será entretanto alargada às restantes faculdades, surge num contexto em que, segundo o Euro barómetro do desporto e da atividade física, a prevalência de adultos europeus que não cumprem com as recomendações de atividade física é de aproximadamente 40%. “O grupo com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos [onde se insere a maior parte dos estudantes do ensino superior] é o que apresenta os valores mais preocupantes” alerta Joana Carvalho.

Nesse sentido, “a nossa preocupação passa por educar os estudantes para o exercício físico e aumentar a consciencialização social sobre os benefícios da atividade física”, explica a Pró-Reitora, notando que “o simples ato de subir escadas ou andar mais uma hora por dia tem benefícios importantíssimos no dia a dia e saúde das pessoas”. Nestes incluem-se a redução do risco de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, cancro, depressão e ansiedade.

Recorde-se que a comunidade U.Porto tem ao seu dispor um programa dedicado à atividade física, o UPFit, que, de segunda-feira a sábado, proporciona dezenas de atividades para todos os gostos (musculação, aulas de grupo, atividades aquáticas e modalidades desportivas), a decorrer nas diferentes instalações desportivas da Universidade.

Os” alertas” saudáveis também já chegaram às cantinas da Universidade. (Foto: CDUP-UP)