Tudo começa com uma exposição sobre marés vermelhas emergentes mas, ao longo de cinco dias – 21 a 25 de novembro -, também se falará sobre cancro, células estaminais, biofilmes, hidrogénio verde, sargaço, robótica submarina ou de morcegos. Pelo meio, estão previstas uma ação de limpeza na praia, visitas a laboratórios de investigação, testes para determinar o tipo de sangue e até… uma festa de aniversário. As propostas ultrapassam a meia centena e compõem o programa preparado pela Universidade do Porto para assinalar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2022.

Uma iniciativa da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Semana da Ciência e da Tecnologia 2022 arrancou a 19 de novembro e vai prolongar-se até 27 de novembro, através de centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.

Na U.Porto, foram vários os centros de investigação que integram o ecossistema de investigação da Universidade que se mobilizaram para promover um conjunto alargado de ações (visitas a laboratórios, palestras, exposições, entre outros) de promoção científica.

A decorrer no Porto, mas também em cidades como Matosinhos, Póvoa de Varzim ou Vila do Conde, estas atividades têm como público preferencial – mas não exclusivo – os alunos do ensino básico e secundário.

A participação é gratuita, mas pode exigir inscrição prévia. O programa completo pode ser consultado abaixo

21 novembro 2022

22 novembro 2022