Uma comitiva da Universidade de Macau, liderada pelo Reitor Song Yonghua, esteve esta quarta-feira, na Reitoria da Universidade do Porto, para um conjunto de encontros e reuniões que visaram estudar e estabelecer novas formas de colaboração entre as duas instituições.

Realizada a pedido da Universidade de Macau e inserida num conjunto de visitas realizadas pela delegação macaense a várias universidades portuguesas, esta passagem pelo Porto incluiu encontros com membros da equipa reitoral da U.Porto e uma reunião entre diretores e representantes de várias faculdades de ambas as universidades.

A cooperação no domínio da investigação, o intercâmbio de alunos e professores e a “possibilidade de duplas titulações” foram alguns dos temas abordados durante a visita. Em cima da mesa esteve igualmente a “identificação das áreas prioritárias para a cooperação” e de “outras áreas científicas a aproximar no futuro”, como explica Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro das Relações Internacionais.

Ainda segundo aquela responsável, “as áreas consideradas prioritárias neste momento foram, fundamentalmente, as das Ciências da Saúde, Humanidades, Direito, Ciência de Dados e outras Ciências, Economia e Gestão”.

A representar a U.Porto nestes encontros estiveram ainda a Vice-Reitora para a Cultura, Fátima Vieira, e os professores Ana Cristina Freire (diretora da Faculdade de Ciências), Paulo de Tarso Domingues (diretor da Faculdade de Direito), José Varejão (diretor da Faculdade de Economia), Paula Pinto Costa (Vice-Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras), Francisco Cruz (Subdiretor da Faculdade de Medicina) e Henrique Cyrne (diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar).

A Ásia aqui tão perto

A reunião desta quarta-feira decorreu numa altura em que a Ásia, e mais concretamente Macau, assume uma “importância crescente” na estratégia de internacionalização da Universidade do Porto. Algo que, segundo Maria de Lurdes Correia Fernandes, se explica pela “revalorização da língua portuguesa e das relações culturais de longa data”, mas também pela “qualidade científica da Universidade de Macau, uma das mais prestigiadas daquela região asiática”.

Reconhecendo que “a U.Porto ainda tem uma muito ténue relação científica com as universidades chinesas, contrariamente a outras universidades portuguesas e europeias”, a Vice-Reitora acredita que “esta aproximação à Universidade de Macau constitui um passo determinante para inverter esta situação”.

A mesma ideia foi, de resto, defendida pelo reitor da Universidade de Macau no final da visita a Portugal. Em comunicado, Yonghua Song defendeu que “a cooperação a longo prazo com universidades dos países de língua portuguesa é uma componente essencial da estratégia global”.