Conversas, oficinas, um quiz e várias exposição virtuais. E tudo isto inteiramente gratuito e acessível a partir da sala de aula, de uma biblioteca, ou sem ter de sair de casa. Passa por aqui a proposta do programa especial de atividades que a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva prepararam para celebrar esta terça-feira, dia 24 de novembro, o Dia Nacional da Cultura Cientifica e Tecnológica.

A partir das 10h00, e ao longo de todo o dia, a Galeria da Biodiversidade vai disponibilizar várias visitas guiadas online gratuitas aos seus espaços. Estes  “Momentos de Biodiversidade: Diversidade de seres vivos” abrem com “Os seres vivos e as suas particularidades (10h00 e 14h00). E prosseguem com um percurso “Do musaranho à baleia-azul (11h00 e 15h00) e um encontro com “As formas da natureza” (12h00 e 16h00). As inscrições deverão ser efetuadas através do e-mail [email protected].

Já da parte da tarde, às 14h30, a proposta passa por uma conversa online sobre “A perda de biodiversidade e o aumento do risco de novas pandemias”, conduzida por Helena Gonçalves, curadora de peixes do MHNC-UP. Neste caso, as inscrições podem ser efetuadas para o e-mail [email protected]

À descoberta do Sol no Planetário do Porto

Já o Planetário do Porto começa o dia às 10h00, com uma sessão online – a repetir pelas 14h00 – sobre “O Sol, a nossa Estrela”. Partindo do Sol como fonte primária de energia dos ecossistemas, compreendemos a Terra como o único planeta onde, hoje, se conhece vida. Contudo, tal é apenas o mote para explorar a nossa estrela companheira, que queima 600 milhões de toneladas de hidrogénio a cada segundo. Tudo isto numa experiência imersiva com imagens de detalhe nunca visto.

O programa segue às 11h00, com “O cantinho da Astronomia”, uma oficina prática que levará os participantes numa viagem pelo Sistema Solar. Já às 12h00, a conversa vai ser outra. Teresa Firmino, jornalista de ciência do Jornal Público, vai falar sobre a relação entre ciência e a literatura.

A parte da tarde reserva, outras inquietações. “Como será viver noutros mundos?”… É uma das perguntas que serão respondidas. E haverá ainda tempo para um quiz de Astronomia e para visitar a exposição “COSMOS: Uma Nova Odisseia Ilustrada”.

As atividades do Planetário podem ser acompanhadas, em direto através do canal do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço IA no YouTube.

Sobre o Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura Científica foi instituído em Portugal em 1996, em homenagem ao investigador e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão, tendo sido fixado no dia do seu nascimento, 24 de novembro.

A efeméride coincide também com a Semana da Ciência e da Tecnologia, cuja edição deste ano decorre de 23 a 29 de novembro.
O programa inclui centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.