Só este ano letivo, mais de 3.000 estudantes estrangeiros estão na U.Porto a realizar um curso completo.(Fotos: U.Porto)

Arrancou esta quarta-feira, dia 2 de janeiro, a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2019/2020, iniciativa que serve de “porta de entrada” na Universidade do Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa.

Ao todo são 763 vagas exclusivas que a U.Porto tem reservadas para estudantes internacionais no próximo ano letivo, superando as 567 disponibilizadas – das quais foram ocupadas 478 – em 2018/2019. As vagas abrangem um número recorde 50 dos 52 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade (ver lista de cursos).

Para esta primeira fase do concurso – que se prolongará até 1 de março – foram disponibilizadas 452 vagas, estando as restantes distribuídas por mais duas fases, a decorrer de 2 de março a 13 de maio (2.ª fase) e de 14 de maio a 18 de julho (3.ª fase). A Faculdade de Economia aplica apenas a 1.ª fase do calendário único, enquanto que a Faculdade de Desporto abrirá igualmente uma só fase de candidaturas, a decorrer entre maio e julho de 2018. Já a Faculdade de Engenharia promove duas fases de candidatura a decorrer de 2 da janeiro a 1 de fevereiro, e de 2 de fevereiro a 17 de abril.

candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários. Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 4 a 20 de março, data em que devem ser publicados os resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para 8 de abril (ver calendário completo).

Entre as faculdades que mais vagas disponibilizam no âmbito do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2019/2020 destaca-se a Faculdade de Engenharia (213), seguida das faculdades de Letras (150), Ciências (113), Economia (81), Psicologia e Ciências da Educação (39), Belas Artes (30), Farmácia (30), Arquitectura (23), Direito (22), Ciências da Nutrição e Alimentação (16), Desporto (15), Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (12) e, pela primeira vez, a Faculdade de Medicina Dentária (16). Apenas os dois cursos de Medicina da Faculdade de Medicina e do ICBAS não disponibilizam vagas para este concurso.

No que toca às propinas, o valor anual aplicado é definido por cada faculdade da U.Porto e varia entre os 3.000 euros e os 8.000 euros (ver valores por curso). Atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 50% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Este concurso especial surge no seguimento do esforço que a U.Porto vem fazendo no sentido de criar condições que facilitem o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

Com esta iniciativa, a U.Porto reforça também a aposta na internacionalização do seu ensino, a mesma que, de ano para ano, se traduz no crescente número de estudantes internacionais que procuram as faculdades da Universidade para realizar um curso completo ou para cumprir um período de mobilidade académica. Só no primeiro semestre do ano letivo 2018/2019, a U.Porto acolhe um mais de 1500 estudantes ao abrigo de programas de mobilidade internacional, aos quais se juntam os mais de 3.000 estudantes estrangeiros de grau que estão já na universidade a realizar um curso completo.

Mais informações (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.) aqui ou na área “Internacional” do website da Universidade do Porto.