A 9.ª edição da conferência Talk a Bit, organizada por estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acontece já nos dias 12 e 13 de fevereiro sob o mote “How society is being shaped by technology”.

A decorrer em formato online, o evento vai abordar a integração da tecnologia na vida quotidiana, avaliando o seu impacto na sociedade, na política global, na estratificação social e na psicologia humana e mediática. Plataformas de streaming, redes sociais e ética na abordagem à Inteligência Artificial serão alguns dos tópicos em cima da mesa.

Entre a lista de oradores incluem-se nomes como os de Gil Faria (Farfetch), David Sopas (Checkmarx), Jean-Baptiste Kempf (VideoLAN), Fernando Mendes (Subvisual), Gonçalo Silva (Doist) e Isabel Costa (Globality).

Fernando Mendes, da Subvisual, vai falar sobre o tema “You. And the morals of technology.”, descortinando “o impacto do mundo virtual numa geração capaz de construir algo do zero” e que lida diariamente com situações que “questionam a nossa moralidade atrás do ecrã”.

“Why, Where and How to Contribute to Open Source” é outro dos temas do painel da conferência, com uma abordagem de Isabel Costa, da Globality, onde serão debatidas orientações sobre como contribuir para projetos open source do ponto de vista de um programador, designer ou tester.

O programa inclui ainda um painel que irá incidir sobre o tópico da conferência, com a participação de Miguel Ramalho (TransferWise), Filipe Araújo (Câmara Municipal do Porto), Verónica Orvalho (Didimo), Filipa Peleja (Levi Strauss & Co), Liliana Ferreira (Fraunhofer Portugal), e Pedro Saleiro (Feedzai). A moderação ficará a cargo de Pedro Ferreira (FPCEUP).

Maratona de software

A edição de 2021 do Talk a Bit conta também com uma Hackathon, a ter lugar no dia 10 de fevereiro. Sob o mote “Software for the greater good”, a participação no concurso, individualmente ou em equipa, apenas requer competências ligadas a software, contando com vários prémios apelativos.

O Talk a Bit é uma conferência sem fins lucrativos organizada no âmbito da unidade curricular Seminário de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. É um evento realizado por estudantes para estudantes e, só na edição de 2020, contou com cerca de 400 inscritos.

A participação no Talk a Bit é livre, mas sujeita a inscrição.