A Didimo, uma empresa incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, levantou recentemente uma ronda de investimento no valor de um milhão de euros em plena pandemia da COVID-19. Depois dos mais de oito milhões de euros recebidos em diferentes rondas, este financiamento vai ser utilizado para aumentar a equipa.

Fundada em 2016, esta spin-off da U. Porto foca-se no desenvolvimento de modelos digitais interativos de alta fidelidade de cada pessoa (avatares). O utilizador pode fazer upload de uma fotografia sua na plataforma e a tecnologia cria uma personagem 3D que vai interagir nos mais variados serviços online. A empresa está já a desenvolver projetos com empresas como a Amazon e Sony.

A equipa da Didimo conta atualmente com 24 pessoas — espalhadas por Porto, Londres e Vancouver —, mas a ideia é chegar aos 33 colaboradores até ao final do ano de 2020. O objetivo da empresa é aumentar a equipa, principalmente nas áreas de desenvolvimento de produto e marketing.

“Trazer a humanidade de volta às interações digitais”

Desde a sua criação, a Didimo já atraiu mais de oito milhões de euros de investimento. Desse valor, mais de metade – 4,4 milhões de euros – foram obtidos em finais de 2019, através de um fundo português composto pela Portugal Ventures, Farfetch, Bynd Venture Capital, Beta-i e a LC Ventures. Também no ano passado, a empresa garantiu um financiamento de  1.86 milhões de euros, ao abrigo do programa SME Instrument da Comissão Europeia.

Segundo Verónica Orvalho, fundadora da empresa, “ter sucesso na captação de mais capital representa um grande incentivo para nossa equipa e prova que a missão de quebras as barreiras entre o mundo físico e o digital é relevante para o mercado”.

“Vamos continuar a trabalhar para trazer a humanidade de volta às interações digitais”, projeta a também docente da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP)

A ronda de investimento foi liderada pela Armilar Venture Partners, uma sociedade nacional de fundos de capital de risco, e contou ainda com a Bright Pixel e PME Investimentos.