A Dataeduc, uma startup da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Portodesenvolveu uma plataforma online que integra todas as necessidades de uma escola. A tecnologia já está presente em mais de seis mil escolas no Brasil.

A plataforma permite que os alunos possam assistir a todos os conteúdos das diversas disciplinas, assim como a interação entre toda a comunidade escolar – alunos, professores, encarregados de educação, coordenadores e até a secretaria da escola. A Dataeduc é, por isso, uma ferramenta online que integra tudo o que se passa numa escola.

Os conteúdos das diferentes disciplinas – aulas em vídeo, por exemplo – podem ser inseridos na plataforma e geridos pelos professores. A solução da Dataeduc possibilita que, tanto o professor, como o encarregado de educação, possam acompanhar de uma forma muito próxima o aluno.

Numa altura em que grande parte das escolas estão fechadas, “acreditamos que o recurso de aula online será muito interessante nesse cenário [pandemia Covid-19]. A aula fica gravada, podendo ser acedida posteriormente, e o professor pode aplicar testes, passar notas, entre muitas outras possibilidades”, afirma Rodrigo Faria, cofundador da Dataeduc.

A aplicação possibilita, ainda, o envio e acompanhamento dos trabalhos de casa, a criação de fóruns para tópicos específicos, envio de outros materiais complementares – como livros, cartas ou tabelas – e esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A Dataeduc disponibiliza uma versão gratuita, que está disponível para todas as escolas interessadas neste serviço.