Pedro Braz, antigo estudante da Faculdade de Economia (FEP) e cofundador da HelpMeChoose, startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, integra a edição deste ano da lista dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos. A seleção foi feita pela revista Forbes, que distinguiu o empreendedor português na categoria de finanças.

Incubada na UPTEC, a HelpMeChoose desenvolve produtos digitais com o objetivo de analisar serviços e ativos financeiros a nível internacional, tais como corretoras de bolsa, bancos digitais, ETFs, entre outros.

A HelpMeChoose foi cofundada com Franklin Carneiro da Silva e conta com empresas como a Saxo Bank, a Wise e a Interactive Brokers na lista de clientes, tendo ultrapassado a marca de um milhão de utilizadores em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2021.

Natural do Peso da Régua, Pedro Braz licenciou-se em Economia na FEP, seguindo-se um programa de Fintech na Saïd Business School da University of Oxford, em Inglaterra.

Para o jovem empresário esta distinção é mais um passo num rumo que é de constante reinvenção. “Ser distinguido pela Forbes é uma honra. Enquanto startup, temos de estar sempre a reinventar-nos e arranjar formas de crescer. Neste momento, estamos a repensar um dos nossos maiores produtos, e iremos lançar uma versão melhorada em breve! Ainda estamos a descobrir o nosso caminho, mas o objetivo global é ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras, e tornarmo-nos numa referência para quem pretende comparar serviços financeiros internacionalmente”.

Esta não é a primeira vez que empreendedores da U.Porto são distinguidos na lista restrita da prestigiada revista internacional. Em 2021, Carlos Lei, alumnus da Faculdade de Ciencias da U.Porto (FCUP) e cofundador da HypeLabs, e Frederico Carpinteiro, alumnus da Faculdade de Engenharia (FEUP) e CEO e fundador da Adapttech, foram destacados pela Forbes.

Em 2020, integraram a lista: Bruno Azevedo e Rodrigo Pires, ambos alumni da FEUP e fundadores da Addvolt – spin-off U.Porto e graduada da UPTEC -; António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, alumni da FCUP e fundadores da Smartex – spin-off U.Porto e incubada na UPTEC; e Luís Valente e Joana Paiva, cofundadores da iLof – Intelligent Lab on Fiber , empresa nascida no INESC TEC e incubada na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).

Em 2019, Tiago Sá, alumnus da FEUP e um dos fundadores da Wisecrop – empresa incubada na UPTEC – foi eleito na categoria de empreendedores sociais.

Em 2017, foi a vez de Miguel Santo, fundador da Uniplaces, empresa graduada da UPTEC, a integrar a lista na secção de tecnologia.

Na lista deste ano figura o nome de outros dois portugueses, Pedro Gomes, fundador da WalletConnect, e Martim Perestrelo, cofundador da Tether.