Os estudantes João C. Ribeiro e Sara Pereira, do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) conquistaram, respetivamente, os prémios de melhor apresentação oral e melhor apresentação poster, atribuídos no âmbito do 56.º Encontro Cientígico Anual da Sociedade Europeia de Investigação Clínica (ESCI), que decorreu na cidade italiana de Bari, entre os dias 8 e 10 de junho.

Desenvolvido no âmbito da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) do ICBAS, o trabalho apresentado por João C. Ribeiro – com o título  “Aquaporins and CFTR interaction: a possible channel for understanding male (in)fertility” – aborda a interação entre dois transportadores membranares – as aquagliceroporinas (AQPs) e o regulador de condutância transmembranar da fibrose cística (CFTR) – e a sua importância na fertilidade masculina e função espermática.

O estudo consistiu na medição da permeabilidade da membrana dos espermatozoides provenientes de homens férteis ou homens com astenozoospermia (espermatozoides com mobilidade reduzida). Os resultados obtidos mostram que a inibição da condutância do CFTR altera a permeabilidade da membrana espermática mediada pelas AQPs, mas apenas em indivíduos férteis. Mais ainda, o CFTR e AQP7 estão a interagir fisicamente no espermatozoide, interação essa que se revelou desregulada em indivíduos com pouca mobilidade espermática.

Desenvolvido em parceria com os investigadores Raquel Bernardino (UMIB-ICBAS), Pedro Fontes Oliveira (Universidade de Aveiro), Marco Alves (UMIB-ICBAS) e Alberto Barros (FMUP- i3S), o trabalho de João Ribeiro lança assim uma nova perspetiva sobre a infertilidade masculina com causa desconhecida, apresentando um possível alvo terapêutico para uma patologia que afeta uma elevada percentagem da população.

Em busca dos genes da obesidade

Foi também no seio da UMIB/ICBAS que Sara Pereira desenvolveu o trabalho agora premiado pela ESCI. Com o título “Identification of obesity related genes associated proteins in human seminal fluid extracellular vesicles“, a investigação apresentada visa encontrar biomarcadores para a transmissão da obesidade, presentes no fluido seminal, estabelecendo assim um mecanismo de transmissão metabólica do pai para a descendência.

Nestes primeiros resultados, foi possível observar que proteínas associadas aos obesity-related genes, encontram-se presentes em vesículas extracelulares seminais, estruturas essenciais para o estabelecimento da comunicação intercelular.

Este trabalho vem dar seguimento ao projeto de mestrado da jovem investigadora, que, em 2021, publicou um artigo onde se demonstrou que os obesity-related genes estão associados à qualidade espermática e ao desenvolvimento do embrião, sendo por isso potenciais biomarcadores para a transmissão do fenótipo metabólico ao longo de diferentes gerações.

Para além de Sara Pereira, o artigo premiado contou com os contributos dos investigadores Marco Alves (UMIB-ICBAS), Mariana Monteiro (UMIB-ICBAS), Pedro Fontes Oliveira (Universidade de Aveiro) e Alberto Barros (FMUP – i3S). Apesar de a investigação ainda se encontrar numa fase preliminar, a equipa acredita que poderá trazer descobertas importantes sobre possíveis biomarcadores para a transmissão de doenças metabólicas aos descendentes.