Imagine-se numa festa. A certa altura, um dos outros convidados, um estranho, pergunta sobre o que é a sua investigação. Como irá decidir como partilhar a sua ciência com ele? É com esta interpelação que abre o vídeo inaugural do projeto SciComm4all, uma série de vídeos de animação que visa ajudar os investigadores a comunicarem mais eficazmente os seus trabalhos de investigação.

Desenvolvido por uma equipa interdisciplinar, onde se inclui a investigadora Raquel Branquinho, do REMA – Research Management & Science Communication Hub, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o SciComm4all apresenta-se como “uma ferramenta rigorosa, clara e concisa” para investigadores que precisam de comunicar os seus trabalhos de investigação a diferentes audiências.

“Considerando a relevância crescente de comunicar eficazmente os resultados das atividades e de projetos científicos para outras audiências que não pares, ou de cativar decisores políticos e/ou entidades financiadoras, esta série, pela natureza da sua abordagem e pelo seu caráter inovador, procura fornecer à comunidade científica ferramentas que assegurem a sua contribuição no cumprimento efetivo desta missão”, refere a equipa.

Raquel Branquinho é investigadora do REMA – FLUP desde 2019. (Foto: DR)

Ao todo, a série SciComm4all é constituída por 15 episódios, com cerca de três minutos cada um. Cada vídeo é acompanhado por material suplementar, orientações-chave, referências bibliográficas e uma ferramenta de autoavaliação.

A série está totalmente acessível de modo gratuito e encontra-se traduzida em 15 línguas diferentes (albanês, croata, checo, holandês, francês, alemão, grego, hebraico, húngaro, italiano, lituano, português, sérvio, espanhol e turco).

Para além de Raquel Branquinho, estiveram envolvidos no projeto investigadores e comunicadores de ciência do Le Cercle FSER (França), Eötvös Loránd University (Hungria), MUSE – Museo delle scienze (Itália), Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Setúbal e Universidade de Coimbra (Portugal).

Todos os autores são membros da ação COST 17127: EuroScitizen – ’Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans’.