No UPTEC, os monarcas belgas foram recebidos pelo Reitor da U.Porto e pelo Presidente do UPTEC. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Os Reis do Belgas visitaram, no dia 24 de outubro, a Universidade do Porto. De passagem pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, os monarcas elogiaram os criadores do projeto por terem construído “uma fundação sólida para as maravilhas tecnológicas desenvolvidas aqui hoje”.

Os monarcas belgas foram recebidos pelo Presidente do UPTEC, José Novais Barbosa, e pelo Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, que abriu a sessão com um discurso de boas-vindas onde destacou as relações bilaterais entre Portugal e a Bélgica. Clara Gonçalves, diretora executiva do UPTEC, tomou a palavra para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Parque nos últimos dez anos, destacando o impacto estimado do UPTEC e das suas empresas no Produto Interno Bruto que se apresenta na ordem dos 188 milhões de euros e as exportações que representam 60% do volume de negócios das empresas instaladas.

Os Reis dos Belgas ficaram a saber mais sobre algumas das inovações criadas no UPTEC, como a tecnologia de cibersegurança desenvolvida pela HealthySystems; o simulador médico de pacientes virtuais da IS4H para o ensino de competências de auscultação, que o Rei Philippe teve aliás oportunidade de experimentar.  No showroom de startups, tiveram também a oportunidade de conhecer um equipamento criado pela Pavnext que promove a segurança rodoviária, ao reduzir a velocidade de circulação dos veículos sem ação dos condutores; um veículo que tem a capacidade de navegar debaixo de água de forma autónoma, já testado numa base naval belga, e desenvolvido pela OceanScan; e as aplicações para operadores móveis e empresas de telecomunicações desenvolvidas pela WIT Software, presente em mais de 15 países.

O Rei e a Rainha dos Belgas receberam um bandolim em fibra de carbono, produto desenvolvido no Gabinete de Desenvolvimento de Produto do UPTEC.

No UPTEC, Philippe e Mathilde da Bélgica foram presenteados com um bandolim em fibra de carbono, criada pela AVA Strings, no Gabinete de Desenvolvimento de Produto do UPTEC. A empresa, distinguida com um iF Design Award em 2018, utiliza este tipo de materiais para a criação de instrumentos mais estáveis e resistentes às variações da temperatura e humidade ambiente, com propriedades acústicas de excelência.

Os Reis dos Belgas marcaram, ainda, presença na sessão de encerramento do seminário Ocean Science for a sustainable blue economy e do seminário Perspective on the Portuguese digital startup ecosystem, que decorreu no i3s – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

A visita de estado dos Reis da Bélgica a Portugal, que decorreu entre 22 e 24 de outubro, terminou com um networking cocktail que reuniu toda a delegação belga de mais de 200 participantes, entre empresários e académicos, os monarcas e os empreendedores do UPTEC.