Transformação digital, design industrial, entretenimento multimédia, saúde e bem-estar dos trabalhadores: estes são alguns dos temas dos cinco projetos que vão estar destaque no SØS Open Session, marcado para o dia 7 de junho, pelas 17h00. A sessão, de entrada livre, terá lugar na UPTEC Asprela I, e vai dar a conhecer as iniciativas dos estudantes do Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos, lecionado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), em parceria com a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

Os trabalhos desenvolvidos durante o curso resultaram do processo de colaboração entre os estudantes, empresas sediadas na UPTEC e institutos de investigação como o Fraunhofer-AICOS – instalado na UPTEC, ID+ | HEAD + Design Lab e HEI-Lab – Digital Human-Environment Interaction Labs.

O Fraunhofer-AICOS, centro de investigação instalado na UPTEC, coordena dois projetos: o Spontaneous Design Craft e o Designing valuable well-being. O primeiro analisa exemplos de design espontâneo por parte dos trabalhadores operacionais e no chão-de-fábrica, com o objetivo de criar designs mais inclusivos e apropriados às necessidades e características dos colaboradores no local de trabalho.

Já o Designing valuable well-being data resulta do estudo que o próprio Fraunhofer tem realizado com trabalhadores, no contexto da indústria 4.0. O projeto foi criado com base nesta pesquisa, para suprir a necessidade reconhecida: focar mais na compreensão do bem-estar pelos colaboradores para, assim, criar visualizações de dados do bem-estar mais inclusivas e significativas e validá-las com eles.

Os estudantes desenvolveram, também, um projeto Enhacing Interaction Capabilities for new generation of users com a Invisible Cloud, empresa incubada na UPTEC, para a criação de um novo interface da plataforma Invisible.Link, que permite acompanhar as estatísticas e eficiência de uma campanha de Marketing. O projeto pretende reforçar usabilidade da interface, perceção da modernidade do conteúdo e absoluta compatibilidade com equipamentos eletrónicos.

O projeto Skills4NextGeneration, coordenado pelo ID+ | HEAD + Design Lab, visa a criação de uma plataforma digital para a partilha de testemunhos e experiências, conteúdos pedagógicos e gamificados e de monitorização no âmbito da inclusão (diferenças culturais, linguísticas, capacidades motoras e cognitivas; sexuais; género; assédio; entre outras). Tanto os docentes como os estudantes da U.Porto poderão aceder a estes conteúdos e aos jogos inclusivos nesta plataforma (a disponibilizar ao público no próximo mês de outubro), que funcionará como uma ferramenta de apoio ao futuro Observatório para a Inclusão.

Por último, o PlayersAll, que conta com o apoio do HEI-Lab da Universidade Lusófona, estuda os videojogos como um meio relevante para a terapia. Pretende, assim, implementar um processo de desenvolvimento de jogo em realidade virtual para um grupo-alvo de pacientes com disfunção motora em terapia ocupacional. O desafio reside, igualmente, em aperfeiçoar a experiência, conciliando as características do público, a sua motivação enquanto jogador e a eficácia da terapia.