A docente e investigadora Mariana P. Monteiro, professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e Coordenadora Geral da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB), integra, desde o ano passado, o grupo de vinte especialistas de vários países que tem vindo a colaborar com a World Heart Federation, no sentido de promover o conhecimento médico em prevenção, gestão e tratamento da obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O objetivo deste painel – do qual Mariana Monteiro é o único representante do Sul da Europa – é aumentar o nível de consciencialização dos médicos e outros profissionais de saúde sobre as consequências cardiovasculares da obesidade e potenciar a sua capacidade de intervenção terapêutica, com o intuito de melhorar o prognóstico dos doentes afetados.

Uma das atividades previstas pelo painel de peritos para 2021 é o lançamento de um curso, convertido em formato virtual na sequência da pandemia da COVID-19, composto por vários módulos do SCOPE (Centro Estratégico para Educação Profissional em Obesidade) sobre doenças cardiovasculares e obesidade, direcionado a médicos e outros profissionais de saúde que interagem na prática clínica com esta população de doentes.

A World Heart Federation é o principal órgão representativo da comunidade cardiovascular global, representando mais de 200 fundações, sociedades científicas, sociedade civil e organizações de pacientes em mais de 100 países ligadas à cardiologia.