Anne Marie Fontaine, Professora jubilada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e Professora Emérita da Universidade do Porto, recebeu, no passado dia 22 de junho, o Prémio APP Carreira de Investigação em Psicologia 2022, atribuído pela Associação Portuguesa de Psicologia (APP).

Entregue de três em três anos, este galardão destina-se a investigadores portugueses cuja carreira de Investigação em Psicologia tenha marcado de forma decisiva a pesquisa na sua área.

Anne Maria Fontaine (ver perfil abaixo) vê assim reconhecido o importante papel desempenhado na investigação em Psicologia ao longo das últimas décadas, período em que contribuiu de forma decisiva para a valorização da dimensão de investigação no ensino da Psicologia em Portugal.

A entrega do Prémio APP Carreira de Investigação em Psicologia 2022 ocorreu durante a Sessão de Encerramento do XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no passado dia 22 de junho.

Anne Marie Fontaine recebeu o galardão das mãos do presidente da APP, Rui Costa Lopes. (Foto: UTAD)

Sobre Anne Marie Fontaine

Com quase de 40 anos de ligação ao ensino da Psicologia, e em particular à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), a cuja fundação está ligada, Anne Marie Fontaine foi professora na FPCEUP até 2017.

Autora de mais de 200 publicações, destacou-se também como investigadora no Centro de Psicologia da U.Porto, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da psicologia diferencial, psicologia da educação e desenvolvimento diferencial.

Em março de 2020, foi distinguida com o título de Professora Emérita da U.Porto, no âmbito do qual assume a missão promover a internacionalização das atividades de formação avançada e de investigação da FPCEUP.