Elisabete Martins, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), sucedeu a José Silva Cardoso na coordenação do Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Eleita no passado dia 15 de abril, durante o Congresso Português de Cardiologia 2023, a docente da FMUP e afirma que a liderança deste Grupo de Estudos “é uma responsabilidade porque a Insuficiência Cardíaca é um problema de saúde pública”.

Só na Europa e nos Estados Unidos da América, estima-se que a insuficiência cardíaca afete entre 1% a 3% da população adulta e entre 5% e 12% das pessoas com idades acima dos 65 anos.

Na visão de Elisabete Martins, o Grupo de Estudos da SPC “pode e deve ter um papel muito ativo no sentido de sensibilizar os profissionais de saúde, como também as associações de doentes, a população em geral e os decisores políticos para esta questão”.

Ainda assim, a docente reconhece que existem desafios. “O principal desafio é coordenar atividades de forma eficaz e coerente e que produza resultados a vários níveis. Queremos motivar os estudantes para que queiram saber mais sobre estas patologias e que queiram desenvolver projetos de investigação nesta área”, acrescenta.

Elisabete Martins é a atual diretora do Curso de Auscultação Cardíaca da FMUP, exercendo ainda funções enquanto investigadora do CINTESIS@RISE.

José Silva Cardoso, Manuel Campelo (docentes da FMUP), Emília Moreira e Luís Moura (investigadores do CINTESIS@RISE) também integram o Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.