Rui Nunes, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), recebeu, no passado dia 10 de maio, a Medalha de Académico Titular da Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP).

A medalha foi entregue numa cerimónia oficial realizada na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em Coimbra, e que contou com a presença do atual presidente da ANMP, Duarte Nuno Vieira.

Fundada em 1991 pela centenária Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, a Academia Nacional de Medicina de Portugal “congrega académicos e outros profissionais com o intuito de debater questões pertinentes à Medicina nacional e internacional”.

Aos Académicos Titulares da ANMP cabe, entre outras funções, eleger os órgãos sociais da Academia e tomar parte em todas as sessões daquele organismo.

Sobre Rui Nunes

Rui Nunes licenciou-se em Medicina pela FMUP em 1985, tendo obtido o grau de Doutor em Bioética em 2002, e, mais tarde, os títulos de Agregado em Sociologia Médica e de Agregado em Bioética.

É Professor Catedrático da FMUP, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, membro do Conselho Médico-Legal (Ministério da Justiça), membro da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal, do Conselho de Ética dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, e da Comissão de Ética do Centro Hospitalar Universitário São João. Foi avaliador do Centro de Estudos Judiciários.

Com vários prémios nacionais e internacionais no currículo, tem-se destacado publicamente na defesa de determinadas causas sociais de que se salienta a proposta de legalização do testamento vital (2006), de realização de um referendo à eutanásia (2007) e mais recentemente a proposta à UNESCO de uma Declaração Universal de Igualdade de Género.