Xavier Malcata, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguido com o Distinguished Career Award in honor of Carl R. Fellers atribuído pelo prestigiado Institute of Food Technologists (IFT). A associação internacional, sediada nos EUA, junta mais de 12.000 profissionais provenientes de mais de 100 países – e tem por missão promover avanços em ciência e tecnologia dos alimentos, no sentido de os tornar mais seguros, mais nutritivos, mais benéficos, mais variados, mais apelativos, e mais disponíveis para a população mundial.

Trata-se da primeira vez que um português é reconhecido com este conceituado prémio, que visa distinguir um cientista, técnico ou engenheiro cuja carreira – por incluir contribuições de referência, na fileira alimentar, em termos de inovação, liderança, serviço público, e comunicação, tenha providenciado um avanço inegável no reconhecimento da profissão do engenheiro alimentar.

“Não pude esconder a minha satisfação quando a Dra. Lauren Jackson, Diretora da Divisão de Food Processing Science & Technology da U. S. Food and Drug Administration e Presidente da Phi Tau Sigma (a sociedade honorífica de ciência alimentar), me comunicou formalmente a atribuição deste galardão – e elogiou a qualidade e impacto dos meus contributos para a caracterização e melhoramento de alimentos tradicionais portugueses, a qual extravasou largamente as fronteiras do mundo académico”, avança o também investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE).

Exemplo disso são os contributos do docente da FEUP para o conhecimento fundamental e o melhoramento tecnológico de produtos tão variados como os queijos Serra da Estrela, Picante da Beira Baixa, S. Jorge, e Pico ou a broa de Avintes, e ainda no desenvolvimento de novos alimentos probióticos, com estirpes obtidas a partir de cultivares nacionais de azeitona.

Um pioneiro na engenharia alimentar

Xavier Malcata foi um dos fundadores da especialidade em Engenharia Alimentar na Ordem dos Engenheiros, tendo pertencido ainda ao primeiro Conselho Científico da ASAE e trabalhado como perito na European Food Safety Agency.

No seu currículo, inclui-se ainda a presidência da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, a liderança do Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP em conjunto com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o cargo de CEO de duas incubadoras de empresas na área da biotecnologia, e a direção da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

O reconhecimento pelos pares de uma carreira de investigação na área dos alimentos assume “inequívoca importância” para o investigador, constituindo igualmente “a oportunidade de poder ombrear com alguns dos mais importantes expoentes mundiais na área do processamento físico-químico e microbiológico dos alimentos”, acrescenta.

O professor da FEUP junta-se a alguns dos mais sonantes investigadores a nível mundial anteriormente distinguidos pelo IFT. A entrega do galardão vai decorrer em meados de julho de 2023, durante o IFT Annual Event and Expo, em Chicago (EUA).

O reconhecimento internacional de F. Xavier Malcata

Xavier Malcata pertence aos 0.5% de topo dos cientistas mais influentes a nível mundial – de entre os 7 milhões de cientistas que à data publicaram pelo menos cinco artigos em revistas arbitradas, de acordo com a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists list”, elaborada por investigadores da Universidade de Stanford (EUA).

Para além de autor de Enzyme Reactor Engineering (Wiley), publicou cerca de 500 artigos que receberam mais de 20000 citações no seu total, correspondentes a um índice-h de 70.

Membro do IFT desde 1991, o investigador recebeu anteriormente deste Instituto o Samuel Cate Prescott Award for Outstanding Young Scientist (2008) e o William V. Cruess Award for Excellence in Teaching (2014) – tendo sido eleito para Fellow em 2011.

Entre outras distinções internacionais atribuídas a Xavier Malcata, realça-se o Foundation Scholar Award (1998), o Danisco International Dairy Science Award (2007), o Distinguished Service Award (2012) e o Teaching Award in Dairy Manufacturing (2019), atribuídos pela American Dairy Science Association (EUA) – tendo sido eleito para Fellow em 2013; o Young Scientist Research Award (2001) e o Stephen S. Chang Award (2021), atribuídos pela American Oil Chemists’ Society (EUA) – tendo sido eleito para Fellow em 2014; o Scientist of the Year Award (2007), atribuído pela European Federation of Food Science and Technology (Países Baixos) – tendo sido eleito para Fellow em 2012; e o International Leadership Award (2008) e o Elmer Marth Educator Award (2011), atribuídos pela International Association for Food Protection (EUA).

Foi igualmente distinguido, em 1999, com o título de Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques pelo Governo Francês; e com o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP em 2020.