Lucas da Silva, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), foi recentemente nomeado como Editor-in-Chief da “Discover Mechanical Engineering”, publicação lançada este ano pela prestigiada editora Springer Nature.

“A essência de um professor universitário é gerar e transmitir conhecimento. Ser editor-chefe desta nova revista é certamente uma honra, mas é sobretudo uma oportunidade única para interagir com uma vasta comunidade científica e divulgar o que de melhor de faz em engenharia mecânica”, avança o professor.

Sobre Lucas da Silva

Lucas da Silva obteve o seu doutoramento em ligações adesivas estruturais de compósitos pela Universidade de Bristol (Reino Unido) em 2004. Atualmente, e em paralelo com a docência na FEUP, lidera a Unidade de Processos Avançados de Ligação do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

O seu trabalho de investigação abrange o desenvolvimento de ligações soldadas, por deformação plástica e adesivas. A metodologia de investigação assenta na caracterização mecânica dos materiais e juntas em termos de resistência e fratura, modelação com modelos analíticos e elementos finitos apoiada por testes experimentais cuidadosos.