Depois de mais de 40 anos dedicados ao ensino e investigação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Fernando Nunes Ferreira, agora aposentado, dedica-se à criação de peças em madeira torneada. E é precisamente o resultado do seu trabalho enquanto artesão de madeira que vai ser apresentado na Sala de Exposições da Biblioteca da FEUP a partir do próximo dia 26 de fevereiro.

“Formas Escondidas: revelar o interior da madeira” é o nome desta exposição que reúne uma seleção de trabalhos representativos da linguagem artística e artesanal de Nunes Ferreira, integrando também uma componente documental que ilustra o processo do saber técnico especializado que o autor tem vindo a desenvolver.

A matéria prima, muita da qual oferecida por amigos, provém de árvores variadíssimas. Troncos de árvores de fruto como a pereira, a laranjeira, ameixoeira ou pessegueiro, raízes de cameleira, eucalipto ou nogueira, ou então pedaços de carvalho, sobreiro, castanheiro ou oliveira – esta última é a sua madeira de eleição pela beleza dos veios e agradável aroma – revelam-se em coloridas e inusitadas formas. Estas formas são “ditadas” por aspetos que tornam cada pedaço de madeira singular, como os nós, as fraturas ou as imperfeições, que Nunes Ferreira explora e interpreta no objeto final.

“Sem aprofundar o modo de conceção das peças de madeira torneadas, adianta-se o princípio que normalmente tem sido seguido: o caminho que leva à forma final é fundamentalmente definido pelo pedaço de madeira, através da sua estrutura inicial, das características próprias da madeira e até dos seus defeitos naturais, incluindo as rachadelas tão frequentes na madeira utilizada e que, em vez de disfarçados, são até aproveitados e realçados”, apresenta o artista

Quando visitar?

A abertura da exposição está marcada para as 17h30 do dia 26 de fevereiro. Após este momento inaugural, “Formas Escondidas: revelar o interior da madeira” ficará patente até ao dia 27 de março, podendo ser visitada  dentro do horário de funcionamento da Biblioteca (segunda a sexta- feira, exceto feriados, das 8h30 às 19h30). A entrada é livre.

De referir  aindaque no dia 7 de março, pelas 15h00, haverá lugar a visita à exposição guiada pelo próprio Fernando Nunes Ferreira. Esta visita é gratuita, mas de inscrição obrigatória (até dia 6 de março) e sujeita à disponibilidade de lugares.

Mais informações através do e-mail [email protected].

Sobre Fernando Nunes Ferreira

Fernando Nunes Ferreira foi professor catedrático e diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores durante a década de 1990, subdiretor da Faculdade de Engenharia na primeira década de 2000, e provedor do Estudante da Universidade do Porto, de 2010 a 2016.