As investigadoras Isabel Antunes e Catarina Gomes, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foram recentemente distinguidas com o Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp, no valor de 15 mil euros. O objetivo das cientistas é desvendar o papel da glicobiologia nos sarcomas pediátricos e encontrar novas estratégias terapêuticas.

Os sarcomas são um tipo de cancro que se desenvolve a partir de células mesenquimais e a sua prevalência é muito maior em adolescentes e crianças do que em adultos. De acordo com as investigadoras do grupo «Glycobiology in Cancer», liderado por Celso Reis, “são tumores muito heterogéneos e particularmente difíceis de diagnosticar e tratar, por isso é tão importante perceber a biologia destes tumores e decifrar quais as alterações mais comuns e as que os diferenciam”. Só desta forma, sublinha Isabel Antunes, “podemos definir novos biomarcadores e potenciais terapêuticas dirigidas”.

A investigadora explica que “uma das alterações moleculares mais descrita e amplamente estudada em cancro é a expressão aberrante de glicanos (um tipo de açúcar situado na superfície das células) precisamente porque tem implicações no desenvolvimento, progressão e invasão tumoral”.

Com este projeto, elucida Catarina Gomes, “propomo-nos avaliar a expressão de glicanos aberrantes nos vários subtipos de sarcomas, definindo «glico-assinaturas»”. O objetivo é “caracterizar o padrão de glicosilação nos vários subtipos de sarcomas pediátricos para identificação de novas alterações com potencial de biomarcadores com utilidade clínica”.

O Prémio Rui Osório de Castro , que já vai na sétima edição, tem como objetivo desenvolver projetos e iniciativas inovadoras na área da oncologia pediátrica. De acordo com o júri, os trabalhos foram avaliados segundo critérios de inovação, relevância e impacto esperado. Além do primeiro prémio, foram atribuídas duas Menções Honrosas a Ana Vieira, do Instituto Superior Técnico, e a Rui Reis, da Universidade do Minho.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 11 de fevereiro, no Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, durante o 9.º Seminário de Oncologia Pediátrica, organizado pela Fundação Rui Osório de Castro.