João Megre Barbosa, Rui do Couto e José Iria: são os nomes dos três antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) que foram premiados pelo nível de excelência das suas dissertações académicas no âmbito da edição 2020 do Prémio APREN, promovido pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

Esta iniciativa visa distinguir as melhores dissertações académicas, escritas em português ou inglês, realizadas em instituições portuguesas de Ensino Superior no âmbito da temática da eletricidade de origem renovável.

O destaque deste ano vai para o trabalho Fast Assessment of Dynamic Behavior Analysis with Evaluation of Minimum Synchronous Inertia to Improve Dynamic Security in Islanded Power Systems, o título da tese de João Megre Barbosa, alumnus do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que venceu o primeiro prémio na categoria ‘Mestrado’.

A dissertação, que contou com a orientação do docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e diretor associado do INESC TEC João Abel Peças Lopes e de Bernardo Silva, investigador do INESC TEC, valeu ao antigo estudante um cheque no valor de 1500 euros.

Dois segundos prémios

O Prémio APREN 2020 distinguiu ainda José Iria e Rui do Couto pelas suas dissertações de Doutoramento e Mestrado, respetivamente.

Antigo estudante do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia e atual investigador na Australian National University, José Iria conquistou o segundo prémio na categoria ‘Doutoramento’, que lhe valeu um cheque no valor de 1000 euros.

Intitulada “Optimal Participation of an Aggregator of Prosumers in the Electricity Markets”, a tese de investigação foi orientada por Manuel António Matos, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e coordenador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, e por Filipe Joel Soares, investigador no INESC TEC (Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores).

Já a tese de Mestrado de Rui do Couto, alumnus do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, incidiu sobre a melhoria da previsão de energia solar através da utilização de imagens como input para estruturas de aprendizagem profunda, valendo-lhe o segundo prémio na categoria ‘Mestrado’ no valor de 750 euros.

O trabalho foi orientado por Ricardo Bessa, e coordenador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, e por Vladimiro Miranda, docente do DEEC e diretor associado do INESC TEC.

Os trabalhos aceites pelo Júri foram apresentados na Conferência Anual da APREN (Portugal Renewable Energy Summit), que teve lugar, em formato “online”, nos dias 6 e 7 de outubro de 2020.

Foi também atribuído o Primeiro Prémio da categoria ‘Doutoramento’, assim como quatro Menções Honrosas, a antigos estudantes do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Os vencedores do Prémio APREN 2020 foram anunciados durante a Conferência Anual da APREN. (Foto: APREN)