Foi com a mãe, educadora de infância, que Joana Teixeira despertou desde cedo para a realidade das pessoas – e, em particular, das crianças – com deficiência. Ao ponto de ter decidido seguir pelo mesmo caminho, mas a partir de uma área diferente – o desporto. Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), está a frequentar o 3.º ano do doutoramento em Atividade Física e Saúde, também na FADEUP. Em paralelo, coordena desde 2015 a Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto, trabalho que lhe valeu a conquista do Dragão de Ouro Dedicação, entregue na 32.ª Gala dos Dragões de Ouro.

Natural de Gondomar, Joana “iniciou-se” no desporto adaptado ainda durante a licenciatura – que concluiu no Instituto Superior da Maia (ISMAI) -, mas já de olhos postos no mestrado, que viria a concluir em 2014. Pelo meio, fez voluntariado na Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), deu aulas de atividade física adaptada em escolas primárias e iniciou o seu próprio projeto de Boccia Sénior na sua terra natal. “A minha formação na FADEUP foi de extrema importância para o meu percurso. O meu projeto de Boccia, por exemplo surgiu de um trabalho realizado no Mestrado”, recorda.

Depois de terminar o Mestrado, surgiu então o convite para integrar a Secção de Desporto Adaptado do FC Porto, onde Joana Teixeira tem a seu cargo todas as modalidades adaptadas (boccia, natação, basquetebol, ténis de mesa, futebol e goalball) do clube. “O meu trabalho consiste em garantir que toda a secção funciona com a máxima excelência desportiva. Procuro juntar as melhores equipas técnicas, com as melhores condições de treino, de modo a que cada atleta possa atingir os seus objetivos”. E se o trabalho foi rapidamente recompensado com taças e medalhas, a principal conquista diária é outra: “Esta é uma área em que todas as conquistas, por mais pequenas que sejam, valem a pena. Não há nada melhor do que saber que conseguimos fazer a diferença na vida de alguém”.

Não estranha por isso que o momento em que Joana subiu ao palco, em novembro passado, para receber o seu Dragão de Ouro, tenha sido “um dos momentos mais felizes” que já vivi! Era algo com que sonhava, mas que nunca pensei conseguir alcançar tão cedo”. Confessando-se “muito realizada a nível profissional”, a estudante da FADEUP aponta agora baterias ao projeto de doutoramento, focado na implementação de programas na área da atividade física adaptada com crianças. “Espero contribuir para que as aulas de educação física sejam cada vez mais inclusivas”, remata.

Joana Teixeira recebeu o Dragão de Ouro pelo trabalho desenvolvido como Responsável pela Secção de Desporto Adaptado do FC Porto. (Foto: DR)

Naturalidade? São Pedro da Cova, Gondomar

Idade? 28 anos

– De que mais gosta na Universidade do Porto?
Da valorização e apoio dado aos estudantes.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?
De nada.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?
Melhorar a acessibilidade, nas diversas faculdades, para melhorar a independência dos alunos com deficiência.

– Como prefere passar os tempos livres?
Na praia, juntamente com a família ou amigos.

– Um livro preferido?
O Alquimista, de Paulo Coelho.

– Um disco/músico preferido?
De momento, Nick Murphy/Chet Faker.

– Um prato preferido?
Lasanha.

– Um filme preferido?
Campeões (2018), de Javier Fesser.

– Uma viagem de sonho?
Noruega (por realizar).

– Um objetivo de vida?
Contribuir ativamente para o desenvolvimento de atitudes mais positivas, por parte da sociedade no geral, em relação à pessoa com deficiência.

– Uma inspiração?
A minha mãe.

– Uma ideia para promover o desporto adaptado na Universidade do Porto?
Os primeiros passos já estão a ser dados, mas acredito que uma maior divulgação será fundamental para uma maior procura da prática.