O pianista Paulo Barros “volta à Casa” sendo que, desta vez, traz companhia. Para além do trio que completa com Zé Lima no contrabaixo e baixo elétrico e Leandro Leonet na bateria, convidou ainda a cantora Adriana Miki para cantar alguns temas. Então, o que vamos ouvir? O seu mais recente trabalho (o CD Colagens) e o que está ainda na manga e prestes a sair. Será um privilégio para quem puder marcar presença, no próximo dia 28 de abril, às 18h30, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto.

O CD chama-se Colagens e foi publicado o ano passado. Se o concerto que deu a solo, na Casa Comum, já revelou um compositor e improvisador fluente, Colagens traz toda uma nova dimensão expressiva pelo acréscimo do contrabaixo e da bateria, que acentuam os momentos de tensão, relaxamento e interação entre músicos.

No dia 28 de abril, ao final da tarde, com o que pode contar? Com uma linguagem jazzística, composições originais e ainda, a descoberta de temas que serão incorporados na próxima gravação do artista.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.

Sobre Paulo Barros

Pianista profissional há mais de duas décadas, Paulo Barros nasceu em Kingston-Upon-Thames, Inglaterra, em 1968. Começou a estudar piano clássico com 7 anos de idade. Em 1998 concluiu o bacharelato de Piano da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Paralelamente à música clássica, interessa-se pelo jazz. Em 1998, ingressa no Conservatório de Música de Amesterdão, onde em 2002 conclui a licenciatura em Piano Jazz.

Gravou o CD Slow Emotion com a cantora Dinamarquesa Mai Seidelin Norby, onde teve a participação especial do contrabaixista Jesper Bodilson.

Atualmente faz parte do Quinteto de Adriana Miki, com o qual gravou os CD Sashimiki e Mulata de Arroz, do Quarteto de Carlos Mendes, com o qual gravou o CD Estórias, do Quinteto de Manuel Linhares, com o qual gravou os CD Traces of Cities, Boundaries e Suspenso, e do Quarteto de Richard Okkerse.

Gravou a solo os CD Um Piano Só e Live Piano Solo e, com o Paulo Barros Trio, o CD Colagens.