A Cooperativa Agrícola de Vila do Conde recebe, no próximo dia 13 de outubro de 2023, o 10.º workshop do Programa Doutoral em Ciência Animal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS).

Este workshop tem como objetivo disseminar os resultados mais recentes da investigação desenvolvida pelos estudantes do Programa Doutoral em Ciência Animal, com a supervisão de investigadores associados a instituições de investigação, incluindo vários laboratórios associados de reconhecido mérito a nível nacional e internacional, nas diferentes especialidades da Ciência Animal.

Ao longo do workshop, serão abordados temas relacionados com as novas tendências em nutrição animal, tais como, o recurso a dietas funcionais para promover o crescimento e a resistência a doenças ou condições de stress ambiental e, contará também com uma mesa redonda para debater as ligações entre a academia e a indústria.

Realizar-se-ão ainda duas palestras especiais, com Johan Schrama da Universidade de Wageningen na Holanda, que abordará os princípios da formulação de dietas para animais com base em energia líquida, e com Carlos Soares, professor  da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), que irá abordar a importância da Inteligência Artificial no meio científico e nas empresas.

Levar “conhecimento e inovação para fora da academia”

O Programa SANFEED (Nutrição e Alimentação Animal Sustentável), coordenado pelo ICBAS, é um ramo do Programa Doutoral em Ciências Animal em ambiente industrial, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O SANFEED estabelece uma colaboração única entre três instituições de I&D excecionalmente fortes e de excelência internacional, na Universidade do Porto (ICBAS, CIIMAR & REQUIMTE) e, ainda, dez parceiros industriais com forte atividade de I&D (AGROS, ALGAPLUS, ALLMICROALGAE, ALLTECHADITIVOS, CAVC, ADM PORTUGAL S.A., PREMIX, SEA8, SENSE TEST, SOJA DE PORTUGAL e SPAROS).

Para Luisa Valente, docente do ICBAS e Diretora do SANFEED,  este workshop, aberto a toda a comunidade, “permitirá uma forte aproximação entre os estudantes e o mundo não académico e constitui uma oportunidade única para promover a transferência do conhecimento e inovação para fora da academia. Proporcionará ainda um momento de convívio único entre os estudantes, equipas de orientação, pessoal técnico e empresas do setor.

No final do evento, será entregue um prémio à melhor apresentação oral e de poster, sendo a sessão encerrada pelo Diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho.

A participação no workshop é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.