O Auditório Ferreira da Silva da FCUP vai acolher, às 16h30 do dia 25 de setembro, a palestra “Earth System Dynamics: A Systems Approach to the Anthropocene”, proferida por Will Steffen, um dos líderes mundiais na investigação sobre as alterações climáticas. A entrada é livre.

O químico norte-americano Will Steffen, graduado pela Universidade do Missouri em 1970 e doutorado pela Universidade da Florida em 1975, é reconhecido internacionalmente como um dos mais proeminentes cientistas na investigação do Sistema Terrestre, alterações climáticas e sustentabilidade.

Professor honorário da Universidade Copenhaga, investigador convidado do Stockholm Resilience Centre, diretor do Comité Científico dos Governos Federais da Antártica e conselheiro científico do Department of Climate Change and Energy Efficiency do governo australiano. Foi diretor executivo do Climate Change Institute da Universidade Nacional da Austrália e do International Geosphere-Biosphere Programme, de 1998 a 2004.

Proponente do conceito do Antropoceno, juntamente com Paul Crutzen (Prémio Nobel de Química em 1995 pela sua contribuição para a compreensão do processo de destruição da camada de ozono), Will Steffen iniciou, em colaboração com Johan Rockstrom, a investigação seminal que resultou na definição das chamadas fronteiras planetárias (planetary boundaries) os intervalos de variação dos nove parâmetros que estabelecem o desvio do estado do Sistema Terrestre das condições existentes no Holeceno e que permitiram, nos últimos 12000 anos, o desenvolvimento da civilização humana.

Nesta conferência, especialmente dirigida à comunidade académica, Will Steffen apresentará os resultados da sua mais recente investigação sobre a possibilidade de estarmos a aproximar-nos de um ponto de não retorno do “Hothouse Earth scenario (Will Steffen et al., Trajectories of the Earth System in the Anthropocene. Proceedings of the National Academy of Sciences (USA), DOI: 10.1073/pnas.1810141115).

Will Steffen é um dos membros fundadores da Casa Comum da Humanidade, projeto internacional que será oficializado na Reitoria da Universidade do Porto no dia 24 de setembro.