Encontra-se atualmente aberta a 1.ª fase de candidaturas à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para 2022/2023, numa oferta que totaliza 51 cursos de 1º, 2º e 3º Ciclos , incluindo 10 licenciaturas em Engenharia, lecionadas em língua portuguesa, 23 mestrados e 18 programas doutorais em Engenharia e áreas transversais, lecionados na sua maioria totalmente em inglês.

Esta 1ª fase de concurso direciona-se sobretudo a estudantes internacionais, que pretendem candidatar-se de forma a atempada devido a todos os processos legais de entrada no país. A Faculdade de Engenharia dá ainda continuidade à aposta nos incentivos financeiros de licenciatura e mestrado, tendo como principal objetivo atrair os melhores estudantes internacionais.

Ao nível das licenciaturas, o “Concurso Especial Estudante Internacional”, cuja 1ª fase decorre até 21 de fevereiro, destina-se a estudantes de nacionalidade diferente da de um Estado-Membro da União Europeia, que sejam titulares de um diploma de conclusão do ensino secundário ou equivalente e cujo país de origem permita a candidatura ao Ensino superior. Entre as provas de ingresso aceites consta o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio do Brasil).

Os candidatos  com melhores classificações de ingresso poderão ser beneficiários de um incentivo financeiro. Para se candidatar ao incentivo, o estudante internacional de qualquer país de origem deve submeter esse pedido no momento da candidatura à FEUP e aguardar até ao final do período de matrículas da última fase.

Ao longo dos últimos anos, a FEUP tem realizado uma cerimónia de entrega dos certificados de incentivo financeiro aos novos beneficiários e a todos os que o renovam.

Já relativamente a mestrados, as candidaturas são abertas a todos os países, incluindo os europeus, sendo esta 1ª fase de candidaturas (até 5 de março) especialmente recomendada aos estudantes internacionais que necessitam de visto para viajar para Portugal. Considerando que o visto pode demorar cerca de 90 dias a partir do momento em que é solicitado, o candidato deverá ter em atenção estes prazos para garantir que chega a Portugal a tempo do início das aulas.

A oferta nos mestrados é particularmente vasta, com 9 mestrados em Engenharia, profissionalizantes, em linha com as licenciaturas disponíveis nas mesmas áreas, e 14 mestrados em outras áreas da Engenharia ou transversais.

Os estudantes internacionais de mestrado podem, desde o ano passado, beneficiar de um incentivo financeiro que neste ciclo de estudos é concedido de acordo com as classificações obtidas no final do 1º semestre na FEUP.

Já para quem procura um programa doutoral, é igualmente possível submeter a candidatura, tendo este ciclo de estudos um prazo mais flexível com quatro fases de candidatura que se estendem até ao final de 2022.

Website www.fe.up.pt/estudar

Website para estudantes do Brasil www.fe.up.pt/brasil

Para preparar/submeter a candidatura

Verificar todas as condições de candidatura aqui