A iniciativa já vai na terceira edição e o seu sucesso está mais do que provado:  no passado dia 4 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos certificados de atribuição de incentivos financeiros aos 15 estudantes internacionais de grau – todos eles brasileiros – que registaram as melhores classificações de acesso à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no ano letivo 2019/2020. A cerimónia contemplou ainda a renovação de 13 incentivos concedidos em anos anteriores.

Implementado pela primeira vez em 2017, este programa da FEUP concede incentivos financeiros a estudantes internacionais com base no mérito (classificação geral de acesso). O valor do incentivo é de a 2128,48 euros, correspondente à diferença entre o valor total da anuidade para países CPLP (3.000 euros) e o valor anuidade máxima para estudantes nacionais.

João Senna Lemos, que chegou este ano ao Porto para ingressar no Mestrado Integrado em Engenharia Química, foi um dos beneficiários desta medida. “Para mim tem sido uma experiência muito enriquecedora, não só pelo ambiente inspirador da faculdade, como também pela motivação académica que este incentivo expressa e ainda pela recetibilidade dos docentes e alunos portugueses”. Natural do Rio de Janeiro, o agora “caloiro” de Engenharia Química teve o primeiro contacto com a FEUP numa das Edições do Salão do Estudante, feira internacional em que a faculdade tem marcado presença no âmbito da sua estratégia de captação de talento internacional.

João Senna com Margarida Bastos, docente do Departamento de Engenharia Química da FEUP. (Foto: DR)

Repetente entre os estudantes distinguidos é Matheus Vasconcelos, que ingressou, em 2017, no Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. A frequentar o 3.º ano, o estudante deixa um rasgado elogio à medida de incentivo. “É motivo de orgulho para nós, beneficiários. Além da grande ajuda financeira, iniciativas como essa nos motivam para buscarmos um rendimento cada vez melhor. Agradeço muito à FEUP pelo suporte nesses anos.”

Matheus Venâncio com João Canas Ferreira, docente do Departamento de Engª Eletrotécnica e de Computadores da FEUP. (Foto: DR)

Aposta no Brasil

A atração de talentos internacionais, com especial enfoque nos oriundos do Brasil, é já um solidificado objetivo estratégico da Faculdade de Engenharia, que tem vindo a levar a cabo uma série de ações e iniciativas que promovam a sua captação.

Só no início deste ano letivo, a FEUP recebeu 126 novos estudantes brasileiros de grau nos mestrados integrados e licenciatura em Engenharia, sendo que também o número de estudantes nos mestrados independentes aumentou significativamente.

O edital e regulamento para atribuição de incentivos em 2019/2020 encontra-se disponível no site www.fe.up.pt/brasil, onde é possível encontrar ainda uma série de outras informações úteis para a chegada e integração destes estudantes no Porto e na FEUP.