Encontram-se abertas, até 2 de outubro de 2023, as candidaturas ao BIP PROOF 2023/2024, programa que vai atribuir apoios para provas de conceito no ecossistema de investigação da Universidade do Porto. Com o apoio da Fundação Amadeu Dias e do Santander Universidades, seis projetos vão receber até 10 mil euros para financiar provas de conceito..

O principal objetivo do BIP PROOF é premiar projetos de provas de conceito (proof of concept) que visam estimular a concretização de etapas de valor conducentes à valorização socioeconómica de resultados de investigação promissores.

Os projetos a apoiar procederão à realização de protótipos de viabilidade técnica, ensaios in-vitro/in-vivo, estudos de viabilidade e de mercado ou outras atividades que acrescentem valor a estes resultados e aumentem a sua atratividade para poderem vir a ser transferidos para empresas já existentes ou empresas spin-off que venham a ser constituídas para exploração socioeconómica desses resultados.

São elegíveis projetos que, cumulativamente:

1. resultem de I&D desenvolvida no ecossistema de investigação da Universidade do Porto, incluindo as unidades orgânicas e entidades participadas;
  2. cuja eventual propriedade intelectual anterior ou propriedade intelectual futura pertença à Universidade do Porto ou entidades participadas;
  3. apresentem um objetivo claro com resultados bem definidos (prova de conceito experimental, protótipos a validar laboratorialmente ou em ambiente industrial);
  4. conduzam ao desenvolvimento ou clarifiquem a viabilidade de novos produtos, processos ou serviços, com aplicação bem definida;
  5. evidenciem que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado;
  6. evidenciem o compromisso da equipa envolvida em apoiar a transferência e uma eventual exploração comercial dos resultados após o término do BIP PROOF.

Os interessados deverão preencher o formulário que está disponível na plataforma Santander X.

Com base nas candidaturas apresentadas, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante avaliação da documentação entregue.

Para mais informações, consultar as linhas orientadoras do BIP PROOF, ou contactar a organização do programa através do e-mail [email protected]