O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) acaba de ser eleito membro do Board da maior Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência – a Ecsite (European Network of Science Centres and Museums).

Constituído por 15 instituições sediadas em 12 países, o Board é a estrutura consultiva interna responsável por orientar a visão estratégica da Ecsite. Esta rede integra atualmente mais de 300 organizações envolvidas na comunicação de ciência e mobilização de públicos, que, no seu conjunto, recebem anualmente uma média de 40 milhões de visitantes.

A chegada do MHNC-UP ao «centro das decisões» da Ecsite acontece num momento em que aquele organismo passa por um processo de reinvenção, motivado pela necessidade de se adaptar à evolução do estado da arte ao nível dos processos de comunicação e mediação cultural em museus e centros de ciência.

A dar voz neste processo aos museus universitários detentores de coleções de ciência e história natural, estará então o museu da U.Porto que, em comunicado, lembra que a “eleição para esta posição por um conjunto de pares reflete a confiança por estes depositada na qualidade do trabalho” desenvolvido “desde a abertura ao público da sua Galeria da Biodiversidade, a 30 de junho de 2017″.

Foi de resto, há precisamente três anos que o MHNC-UP passou a integrar a Ecsite, ao acolher a 28.ª edição do maior evento anual por ela organizado: a Grande Conferência Anual Ecsite. Constituindo-se como o maior evento deste tipo realizado na Europa, a Conferência Ecsite 2017 trouxe ao Porto 1054 dos mais reputados especialistas do mundo nas áreas da comunicação e educação em ciência e museologia, bem como decisores políticos, opinion-makers, e fornecedores de bens e serviços nestas áreas.

O MHNC-UP chega ao topo da estrutura da Ecsite três anos depois de ter organizado a grande conferência anual daquela rede. (Foto: DR)

Sobre o MHNC-UP

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) foi estabelecido formalmente no final de 2015, em resultado da fusão do Museu de História Natural da U.Porto e do Museu da Ciência da U.Porto/Núcleo da Faculdade de Ciências da U.Porto.

Atualmente, o MHNC-UP organiza-se segundo uma estrutura bipolar. Esta inclui um polo localizado nas instalações do Edifício Histórico da Reitoria (polo central), e outro, que engloba a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto.