O Auditório da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai receber, no próximo dia 9 de março, a Última Lição de José Leandro da Rocha Massada, histórico Professor do Gabinete de Traumatologia do Desporto da FADEUP.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1976), com especialização em Ortopedia e Traumatologia e em Medicina Desportiva, e doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto (2001), Leandro Massada é docente da FADEUP há mais de quatro décadas, tendo iniciado a sua atividade de lecionação em 1979 no então Instituto Superior de Educação Física (ISEF), atual FADEUP.

Foi nas cadeiras de Anatomia Funcional, Traumatologia do Desporto e, mais recentemente, Reeducação Funcional, que se tornou numa das figuras incontornáveis da história da faculdade e da Universidade, pela excelência de conteúdos e pela forma singular como sempre os transmitiu aos seus estudantes.

Mas nem só da docência “fala” a vida de Leandro Massada. A sua ligação ao mundo do desporto começou aos 14 anos de idade, altura em que iniciou a prática do andebol, modalidade onde conquistou diversos títulos e internacionalizações nos vários escalões onde jogou. Já como sénior, conquistou seis campeonatos nacionais de andebol de 11, um título nacional de andebol de 7 e duas Taças de Portugal, sempre ao serviço do seu clube de sempre, o FC Porto.

Licenciado em Medicina, Leandro Massada doutorou-se em Ciências do Desporto pela FADEUP. em 2001. (Foto: DR)

Na medicina, com prática no FC Porto, no Centro de Medicina Desportiva ou em diversos hospitais nacionais, a excelência da sua atividade enquanto médico ortopedista, especializado na área da medicina desportiva, tornou-o num dos nomes habitualmente associados ao tratamento de lesões em grandes figuras do desporto nacional e internacional.

Ainda como médico, desenvolveu e introduziu diversas técnicas cirúrgicas na área do cotovelo, joelho, tornozelo e sínfise púbica.  É também a sua prática clinica que serve de base aos seis livros de que é autor e que transportam para o papel a ligação entre a Medicina e o Desporto.

“Não me sinto meritório de homenagens…”

… “A haver homenagem, seria eu que a teria de fazer à Universidade da minha cidade, o Porto, à FADEUP e a todos que nela habitam e, de forma muito particular, aos meus alunos. Foram eles que me conduziram e que me instigaram nestes 41 anos de vida académica. Nenhum obrigado bastará.”, afirma Leandro Massada, a propósito da homenagem que a FADEUP está a preparar para assinalar a sua jubilação.

Tendo como tema “O Corpo do Homo Sapiens moderno. Evolução epigenética para a corrida de fundo e o lançamento”, a Última Lição de Leandro Massada tem início às 15h00, no Auditório da FADEUP. Segue-se um Porto de Honra de convívio no Átrio da FADEUP.

A entrada é livre, mas limitada à lotação da sala