Já são conhecidos os 21 finalistas da primeira edição do 3MT U.Porto (Three Minute Thesis), uma competição académica que desafia os estudantes de doutoramento da Universidade do Porto a testarem e porem em prática as suas capacidades de comunicação.

Neste concurso, promovido pela primeira vez pela University of Queensland (Austrália) em 2008, os participantes são desafiados a explicar a importância e o significado da sua investigação. Tudo isto em apenas 3 minutos e “usando como ajuda não mais que um único diapositivo”.

Na primeira fase do concurso, os candidatos foram desafiados a produzir e submeter um vídeo com a apresentação do seu projeto. Da análise das candidaturas, por uma Comissão de Avaliação constituída por docentes das 14 faculdades da U.Porto, resultou então a lista de 21 finalistas, composta por estudantes das faculdades de Ciências (FCUP), Desporto (FADEUP), Economia (FEP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP), Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Os estudantes selecionados vão agora participar numa ação de formação, agendada para o dia 22 de abril. Este momento servirá de preparação para a competição final do 3MT U.Porto, a decorrer no dia 13 de maio, às 16h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Neste evento, que será aberto a toda a comunidade, os finalistas vão ter que fazer o mesmo exercício de explicar a sua tese de doutoramento em 3 minutos, mas desta vez sem recorrer a qualquer suporte visual.

O vencedor da primeira edição do 3MT U.Porto vai receber um prémio monetário de 1200 euros. Será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 800 euros.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].