O TerMonitor, um sistema que aplica a termografia à Medicina, criado por estudantes de Medicina e Engenharia da U.Porto, venceu o iUP25k em 2012.

“Basta” ter uma ligação à Universidade do Porto, juntar-lhe uma boa ideia de negócio, vontade de rentabilizá-la e de a fazer  crescer no mercado. É tudo isso que se procura em mais uma edição – a quarta – do Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto – iUP25k, cujas candidaturas decorrem até ao próximo dia 8 de abril.

Criado com o objectivo de promover o surgimento de novas iniciativas empreendedoras na U.Porto e assegurar vantagens àqueles que querem valorizar o conhecimento gerado na instituição, o iUP25k é organizado pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP) e pela UPIN – Universidade do Porto Inovação. Em valor está um total de prémios no valor de 25 mil euros (patrocinado pelo Banco Santander Totta), a dividir pelas três melhores ideias de negócio (15 000 euros para a melhor ideia  e 5.000 euros para as duas restantes).

Para se candidatarem a este prémio, os interessados devem então enviar as ideias concorrentes até ao dia 8 de Abril, através do formulário de candidaturas que está disponível aqui. A candidatura deve incluir informação sobre a ideia e os seus promotores e numa  primeira fase, o objeto de avaliação será um vídeo de três minutos a submeter ao concurso pelas equipas. São elegíveis os indivíduos e as equipas nas quais pelo menos um dos membros seja estudante ou alumni da U.Porto.

Após análise e decisão dos peritos, vão ser anunciados 25 finalistas. Estas 25 ideias vão participar no Elevator Pitch, do qual sairão nove finalistas do concurso iUP25k. Essas terão acesso ao “Pitch me UP”, evento onde vão poder preparar a apresentação das suas ideias de negócio ao júri e ao público em geral, com a presença de um orientador.

As equipas que demostrem estar focadas em projetos de empreendedorismo social poderão ingressar no BUZZ Social Business Arena, um programa especialmente preparado pelo Startup Buzz para a identificação e capacitação para o desenvolvimento de ideias de negócio. Estas e outras novidades do concurso podem ser consultadas no site do concurso.

Integrada no SpieUP (Semana de Promoção da Inovação e do Empreendedorismo), a grande final do iUP25k acontece no dia 24 de maio em local ainda a determinar, e será aberta ao público. Nesta sessão, os participantes vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias ao público para depois serem avaliadas pelo júri, que atribuirá os vários prémios. O público também poderá votar na sua ideia favorita e atribuir o “Prémio do Público”.

Como se verificou nos anos anteriores, o iUP25k pretende sensibilizar para a inovação e o empreendedorismo e para a criação de novas empresas, continuando a consolidar os esforços feitos pela U.Porto para fomentar o empreendedorismo nas suas vertentes tecnológica e social.