A investigadora Joana Gaifem, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente distinguida com uma «ECCO Grant», no valor de 80 mil euros, atribuída pela European Crohn´s and Colitis Organisation (ECCO), uma associação médica europeia sem fins lucrativos dedicada à Doença Inflamatória Intestinal (DII). O projeto premiado tem como objetivo encontrar novas estratégias de prevenção da doença de Crohn e da colite ulcerosa.

O projeto de Joana Gaifem, que será desenvolvido no grupo «Immunology, Cancer & Glycomedicine» do i3S, liderado por Salomé Pinho, em colaboração com o serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto e com o Saint Antoine Hospital, em Paris, pretende “estudar de que forma as alterações na expressão de glicanos (carboidratos/açúcares) presentes à superfície das células do intestino podem influenciar a composição de bactérias (a microbiota intestinal) e como é que estas alterações podem estar na base do desenvolvimento desta doença”.

Para além disso, adianta a investigadora, “temos como objetivo explorar uma nova estratégia profilática que possa ser eficaz na prevenção do desenvolvimento da doença”.

A doença inflamatória intestinal (DII) consiste num conjunto de distúrbios inflamatórios do trato gastrointestinal que engloba a doença de Crohn e a colite ulcerosa. Esta doença caracteriza-se por alterações na composição da microbiota intestinal, designadas por disbiose.

“A relação causa-efeito entre a disbiose e o desenvolvimento da doença ainda não é totalmente clara e os tratamentos existentes não são eficazes para todo o tipo de doentes, daí a necessidade e a importância de encontrar novas terapias e novas estratégias de prevenção”, explica Joana Gaifem.

“Contribuirá para impulsionar a minha carreira científica”

Conforme adianta a investigadora, “os resultados gerados no âmbito deste projeto, que tem a duração de um ano, irão contribuir para clarificar os mecanismos por detrás da disbiose e consequentemente do desenvolvimento de doença inflamatória intestinal e abrindo perspetivas para novas estratégias de prevenção da doença”.

Para Joana Gaifem, “é uma grande honra” e “muito motivador” ter recebido um financiamento de uma organização de “elevado prestígio a nível mundial” como a European Crohn’s and Colitis Organisation (ECCO), que visa apoiar cientistas com menos de 40 anos que desenvolvem investigação de excelência na área da gastroenterologia.

“A atribuição deste projeto representa não só a valorização da investigação científica que o nosso grupo no i3S produz, mas também a importância e o impacto do estudo na área da doença inflamatória intestinal. Além disso, a possibilidade de liderar um projeto de investigação com o apoio da ECCO contribuirá para impulsionar a minha carreira científica”, sublinha.