Benard Nsamba, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) / Universidade do Porto e estudante do PhD::SPACE (rede de doutoramento do IA, com a participação das universidades do Porto e de Lisboa), acaba de ser distinguido com uma bolsa individual da Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha), no valor de 100 mil euros.

Na base da atribuição desta bolsa, destinada a jovens cientistas (com menos de 40 anos) altamente qualificados, está o desempenho académico de Benard, assim como as suas contribuições para a compreensão de interiores estelares. O apoio vai permitir ao investigador prosseguir os seus estudos no prestigiado Instituto Max Planck para a Astrofísica (MPA), em Garching, na Alemanha.

Licenciado e Mestre em Física, Benarr Nsamba, 30 anos, chegou Porto em 2015, para integrar o PhD::SPACE. Durante o doutoramento, que está prestes a concluir, usou modelação com recurso a dados de asterossismologia para determinar o impacto que a física dos modelos estelares tem nos parâmetros estelares (como massa ou diâmetro). Isto pode ser aplicado na caracterização de precisão das estrelas com exoplanetas e dos seus sistemas planetários.

Na Alemanha, onde já se encontra, Benard Nsamba terá agora a oportunidade de prosseguir, ao longo dos próximos dois  anos, a sua investigação naquele que “é um dos melhores institutos de investigação no mundo. O meu projeto de investigação propõe explorar a física estelar das estrelas da sequência principal. E acredito que os recursos e especialidades no MPA vão permitir a concretização dos objetivos do projeto no prazo previsto. Também espero expandir a minha rede de colaborações científicas durante a minha estadia lá”, conta.

Sucesso partilhado

Atualmente a aguardar a defesa de tese de doutoramento, Benard Nsamba não poupa nos elogios a todos os que com ele trabalharam durante os últimos quatro anos. E acima de todos, “dedico este prémio à excelente relação de trabalho com os meus orientadores, Mário João Monteiro e Tiago Campante, e com a minha colaboradora Margarida Cunha, nos últimos três anos. Isto só foi possível graças ao excelente ambiente de trabalho que encontrei no IA.”

Mário João Monteiro, coordenador do PhD::SPACE, nota por sua vez que “o PhD::SPACE tem sido uma rede de doutoramento de bastante sucesso, tendo atraído excelentes estudantes nacionais e estrangeiros, interessados em fazer o seu doutoramento no IA. O Benard Nsamba é um desses exemplos, o que é confirmado pelo anúncio da atribuição desta bolsa de pós-doutoramento”.

Para o também investigador e professor da Faculdade de Ciências da U.Porto, a bolsa atribuída a Benard confirma também “a forte formação que os nossos estudantes de doutoramento recebem, que lhes permite obter posições de investigação altamente cobiçadas, em instituições de investigação internacionais de topo”.