Isabel Poleri, Marina Dias Neto, João Rocha Neves e Sérgio Sampaio, todos eles investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foram distinguidos com o Prémio Professor Américo Dinis da Gama. O galardão premeia o melhor artigo publicado na revista da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV) durante o último ano.

Intitulado Type B Aortic Dissection – A Single Center Series, o trabalho premiado centrou-se na caracterização da coorte de todos os doentes internados com dissecção aórtica tipo B (TBAD), uma patologia relativamente rara que, entre outros, tem no tabaco e na hipertensão arterial os seus principais fatores de risco.

O estudo incluiu todos os pacientes internados devido a esta patologia, entre 2006 e 2016. Uma das principais conclusões revelou que a classificação DISSECT (que visa reunir características clínicas e anatómicas de interesse) pode ajudar no processo de tomada de decisão inerente.

Segundo Sérgio Sampaio, coordenador da investigação, professor da FMUP e investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, o prémio assume um motivo de “grande orgulho” por dois motivos distintos. “Por um lado, por ser considerado o trabalho mais importante publicado na revista durante o último ano e, por outro, pela importância que o nome de Américo Dinis da Gama representa nesta área”, acrescenta.

Sobre o prémio

Instituído em 2016, o prémio Professor Américo Dinis da Gama ostenta o nome de uma figura incontornável da Cirurgia Vascular Portuguesa. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, o professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina de Lisboa somou vários prémios nacionais e internacionais no âmbito da sua atividade médica, científica e formativa.

Atribuído pela SPCCTV, a distinção anual insere-se num dos principais objetivos desta sociedade nacional, o de “apoiar e fomentar a excelência da investigação e publicações científicas”.