O INESC TEC, juntamente com a Marinha Portuguesa, está a ajudar a equipar o Navio-Escola Sagres para um estudo pioneiro sobre a eletricidade atmosférica e as alterações climáticas, inserido no âmbito do projeto SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interactions in the marine boundary Layer).

O objetivo passa por desenvolver uma plataforma de observação científica no navio-escola NRP Sagres para a recolha de dados sobre a atmosfera e o oceano. Estes dados serão recolhidos durante a viagem de circum-navegação que a embarcação irá realizar a partir de 5 de janeiro de 2020.

Quais os resultados esperados? Por um lado, aumentar o conhecimento sobre o clima através do estudo dos efeitos das alterações climáticas no circuito elétrico do planeta. Por outro, pretende-se avaliar a saúde do oceano, que tem um impacto significativo ao nível global em setores como as pescas, atividades marinhas ou até mesmo a energia, através da recolha de amostras biológicas (peixes) para análise posterior em laboratório.

Inovar 100 anos depois

A viagem, que terá uma duração de 371 dias, fará a medição do campo elétrico atmosférico, cerca de 100 anos depois das primeiras medições efetuadas a bordo do navio de investigação “Carnegie”.

“Os dados recolhidos no início do século XX permitiram a descoberta da origem global do campo elétrico atmosférico e a sua relação com as tempestades e descargas elétricas no planeta, mas não consideram as alterações climáticas recentes e, em particular, a concentração de aerossóis que hoje influencia significativamente a condutividade atmosférica. Queremos com este projeto fornecer medições do campo elétrico atmosférico no século XXI, atualizar aquela que ficou conhecida por curva Carnegie e compreender o efeito das alterações climáticas nas propriedades elétricas da atmosfera”, explica Susana Barbosa, investigadora do INESC TEC.

A equipa deste projeto multidisciplinar é constituída por especialistas em robótica, engenharia oceanográfica, monitorização geofísica, gestão de informação, fotónica e biologia marinha.

O projeto SAIL, que terá a duração de três anos e será liderado pelo INESC TEC, tem como parceiros a Marinha/MDN (CINAV), o AIR Centre (Atlantic International Research Centre), o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e a Universidade do Minho. Colaboram ainda com este projeto a Universidade de Reading (Reino Unido), a Universidade Federal do Paraná (Brasil) e o INESC P&D Brasil.