Vai abrir no próximo dia 14 de fevereiro, terça-feira, o período de submissão de resumos para a edição 2023 do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, a iniciativa que vai dar a conhecer, pelo 16.º ano consecutivo, os mais recentes talentos da Ciência produzida na melhor universidade portuguesa.

Será nos próximos dias 10, 11 e 12 de maio que os estudantes de licenciatura (1.º ciclo) e mestrado (2.º ciclo) – incluindo os estudantes internacionais de mobilidade – da Universidade vão invadir os espaços da Reitoria da U.Porto para revelar as descobertas que realizaram ao longo do último ano numa das 29 áreas científicas abrangidas por este “congresso” pioneiro em Portugal.

Esta será também uma edição especial do IJUP, uma vez que marca o regresso do evento ao formato presencial, depois de uma edição realizada inteiramente online, em 2021, e de outra em formato híbrido, em 2022.

Serão então em plena “casa mãe” da Universidade que os mais jovens cientistas da U.Porto terão a oportunidade de apresentar e discutir os resultados das investigações que desenvolveram nas salas e laboratórios da instituição, seja no âmbito de uma disciplina ou de um projeto de investigação.

À semelhança de edições anteriores, os melhores trabalhos apresentados no IJUP serão distinguidos por professores e investigadores da Universidade, tendo em conta a área científica em que se enquadram.

Como participar?

Os estudantes interessados em apresentar comunicações no IJUP 2023 devem submeter os seus resumos até dia 19 de março de 2023. As apresentações podem ser feitas em formato comunicação oral ou poster.

A participação no “congresso” da Ciência jovem da U.Porto está igualmente aberta a estudantes de outras instituições de Ensino Superior, desde que a investigação tenha sido realizada em faculdades ou unidades de investigação da Universidade.

Os estudantes que não pretendam apresentar qualquer projeto podem, ainda assim, marcar presença no encontro. Para isso, basta inscreverem-se até 27 de abril de 2023.

As normas de participação, assim como informações sobre o evento e link para inscrição e submissão de resumos, podem ser consultadas na página do IJUP (em atualização).

Mais informações através do e-mail [email protected].