Uma equipa de investigação do Departamento de Estudos de Populações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, coordenada por Raquel Duarte, médica pneumologista e professora deste instituto, reuniu no dia 4 de julho com uma delegação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), sediado no Brasil, com o intuito de fortalecer e fomentar a cooperação transatlântica entre os dois países, a nível académico e científico.

Numa sessão de partilha das iniciativas de desenvolvidas por cada equipa, Raquel Duarte destacou o “promissor intercâmbio entre as duas instituições” na otimização do trabalho desenvolvido na área da inovação em saúde.

Raquel Duarte, investigadora e docente do ICBAS, foi uma dos anfitriões deste encontro.

Os investigadores do LAIS realizaram uma visita técnica ao ICBAS onde foram recebidos por Raquel Duarte e Adriano Bordalo e Sá, diretor do Departamento de Estudos de Populações do ICBAS, onde os representantes dos dois países expuseram iniciativas desenvolvidas, principalmente, na área da saúde pública.

O ICBAS destacou projetos relacionados com a estratégia de combate à COVID-19 e com estudos referentes à tuberculose e à silicose pulmonar, doenças comuns do Norte de Portugal. Do lado brasileiro, coube ao diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, apresentar iniciativas desenvolvidas pelo Laboratório e destacar o grande volume de dados epidemiológicos produzidos pelas ferramentas tecnológicas criadas, especialmente, durante a pandemia da COVID-19, referindo até que tem “dados sobre vacinação, fabricantes de vacinas, regulação de leitos hospitalares. Essa proximidade foi fundamental para a tomada de decisões por parte de gestores públicos e, agora, este enorme fluxo de informações precisa de ser analisado e nós estamos abertos para discutir de que forma”.

Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN, durante a apresentação do trabalho realizado pelo Laboratório.

No final das apresentações, a docente e investigadora Raquel Duarte destacou as oportunidades promissoras de intercâmbio entre as duas instituições: “temos uma série de áreas em comum, quer na área das doenças infeciosas, quer na área das doenças não-transmissíveis, há claramente um grande campo de trabalho que pode ser desenvolvido de forma conjunta”.

Já o diretor do Departamento de Estudos de Populações do ICBAS, Adriano Bordalo e Sá, levantou a possibilidade de o LAIS/UFRN e a Universidade do Porto atuarem em regime de cooperação em projetos direcionados às populações de países do continente africano que falam português, salientando que “temos um grande futuro para combater a miséria e para melhorar a saúde das populações que estão muito esquecidas em África”.

Os investigadores do LAIS/UFRN e do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN), que também integram a delegação brasileira, prosseguiram a sua visita no mesmo dia ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) da Universidade do Porto.

Momento da reunião entre os investigadores do ICBAS e do LAIS.

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) está localizado em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil. Mas a instituição pretende ultrapassar as barreiras geográficas, acordando uma série de parcerias e cooperações técnicas em várias partes do mundo.

Para isso, iniciaram a sistematização da sua agenda internacional, em 2018, como parte do processo de desenvolvimento de ações conjuntas e colaborativas entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde. Toda essa trajetória tem contribuído ativamente para fomentar ações de cooperação técnica com instituições internacionais de ensino e de investigação (universidades, institutos, laboratórios, grupos de investigação e redes internacionais).