O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) acaba de lançar um novo website totalmente dedicado à internacionalização, que servirá como uma plataforma de divulgação das atividades internacionais e de promoção da oferta formativa.

Num contexto em que as universidades assumem um papel central na promoção da cooperação entre investigadores, docentes e estudantes, a uma escala mundial, o novo portal internacional do ICBAS constitui um dos rostos da nova estratégia de internacionalização do instituto, traduzida no desenvolvimento de uma nova unidade especificamente dedicada à internacionalização, no âmbito do Serviço de Relações Internacionais e de Mobilidade.

“A perceção da grande importância da comunicação e da interação na produção do conhecimento científico em todo o mundo, foi o principal motivo da intenção do ICBAS de construir e desenvolver um programa completo dedicado exclusivamente à internacionalização”, avança o diretor da instituição, Henrique Cyrne Carvalho.

“Apesar de termos um programa de mobilidade internacional confortável e estável para estudantes, enquanto escola, não estávamos a utilizar o potencial de colaboração que os nossos campos de intervenção científica permitem. Por isso, rapidamente, percebemos que tínhamos que criar um grupo de trabalho dedicado a este domínio, com vista a captar, numa primeira fase, estudantes de grau”, vinca o mesmo responsável.

O novo website internacional do ICBAS pretende ser uma “porta de entrada” para todos os futuros estudantes, investigadores e docentes internacionais. (Foto: DR)

A mesma necessidade é realçada por Alexandra Moreira, investigadora responsável pelo grupo de trabalho para a internacionalização do ICBAS: “O ICBAS tem uma ampla comunidade internacional de estudantes que representam mais de 20 nacionalidades de todo o mundo. Mas apesar disso, e de muitos dos nossos alunos participarem em projetos internacionais conjuntos e de desenvolverem parte dos seus projetos de mestrado e doutoramento em ambiente internacional, é necessário fazer mais”.

Através desta estratégia, o Instituto assume então o objetivo de fortalecer os laços entre instituições do ensino superior e centros de investigação, e promover o intercâmbio de conhecimento. “Queremos promover programas conjuntos de ensino e investigação, cursos internacionais, programas de intercâmbio, facilitando a entrada de mais estudantes internacionais e incentivando a cooperação de professores internacionais”, concretiza Alexandra Moreira.

Ciência sem fronteiras

Para além do lançamento do novo portal internacional, o ICBAS vai também assinalar esta nova aposta através da organização de um ciclo de webinars protagonizados por convidados de renome internacional, especialistas nas mais diversas áreas das ciências da vida.

A decorrer de 6 de outubro a 15 de dezembro, às quartas-feiras, pelas 17h00, a primeira série de webinars conta com oito sessões totalmente gratuitas, onde a ciência e os seus impactos no quotidiano da população vão estar em cima da mesa, a partir de temáticas como a imunologia ou o bem-estar animal.

“Estes webinars têm como objetivo principal expor os estudantes ao que de melhor se faz em ciência a nível internacional, e promover a sua participação em discussões científicas com especialistas mundiais”, antecipa Alexandra Moreira.

O programa completo pode ser consultado aqui.

1ª serie de webinars ICBAS

Os webinars vão ter lugar entre outubro e dezembro, sempre à quarta-feira. (Foto: DR)