Os portugueses teriam interesse em participar em comunidades de energia renovável? Um grupo de investigadores do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial quer responder a esta e a outras perguntas, através de um estudo que está a decorrer no âmbito do projeto europeu COME RES (Community Energy for the Uptake of RES in the Electricity Sector).

Através de um questionário online, a equipa pretende avaliar as principais barreiras e os fatores de sucesso na implementação de comunidades de energia renovável em Portugal.

Os resultados desta consulta servirão de base para a proposta de medidas adequadas à promoção de iniciativas comunitárias, apoio à definição de políticas e quadros regulatórios, disseminação de informação, e capacitação de atores locais.

Isabel Azevedo, responsável pelo projeto no INEGI, explica que “os sistemas locais de energia renovável são cada vez mais reconhecidos como essenciais para a transição energética. Queremos, por isso, compreender qual o grau de aceitação social deste tipo de projetos, e como o podemos aumentar para assim reforçar a presença de fontes renováveis no mix de eletricidade a nível local e nacional”.

INEGI em consórcio que quer impulsionar gestão comunitária de energia

Chamam-se «comunidades de energia renovável» e vêm quebrar com a gestão tradicional do sistema energético. Enquanto o modelo convencional assenta nos cidadãos como consumidores passivos da energia transformada e transportada até aos pontos de consumo, estas comunidades são responsáveis pela gestão da sua própria energia, partilhando custos e benefícios.

É o espelho da transição em marcha na Europa para um sistema energético mais sustentável e centrado no cidadão, e uma iniciativa que, na perspetiva da União Europeia, importa incentivar, pois figura uma resposta à necessidade urgente de descarbonização das economias.

Estas iniciativas poderão também ter um papel crucial na diminuição da dependência energética e aumento da resiliência do sistema energético europeu, com o aumento da utilização de recursos endógenos.

É neste contexto que surge o COME RES (Community Energy for the Uptake of RES in the Electricity Sector), um projeto europeu que vai aplicar cerca de 3 milhões de euros no apoio ao desenvolvimento de comunidades de energia renovável em nove países europeus – Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Noruega, Polónia, Letônia e Países Baixos. Coordenado pela Freie Universität Berlin, a iniciativa conta ao todo com 16 entidades parceiras.

O INEGI representa Portugal no consórcio e assume um papel crucial no desenvolvimento da iniciativa a nível nacional.