“Porto, Profissões (quase) Desaparecidas” é o título do novo livro de Germano Silva. A obra, editada pela Porto Editora, é lançada no próximo sábado, dia 26 de outubro, às 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, por Pedro Olavo Simões, coordenador editorial da revista Jornal de Notícias – História.

“Quem merca penca ou tronchuda!”, “Olha o Notícias, já traz o crime!”, “D’agora viva…! É do nosso mar!”, “Ó freguesa, não quer levar?”. Estes e outros pregões faziam parte da tradição da cidade do Porto. Germano Silva, jornalista e historiador portuense e reconhecida figura da Invicta, fala, neste novo livro, de alguns dos ofícios que ocupavam “as gentes do Porto”.

Desaparecidas ou adaptadas aos tempos modernos, as profissões contadas por Germano Silva fazem parte da história da cidade. O autor, que é também Doutor Honoris Causa da U.Porto, pretende, desta forma, partilhar algumas curiosidades e homenagear os ofícios de outros tempos. 

Jornalista durante mais de 40 anos, Germano Silva dirigiu as delegações do Porto do Expresso, da Visão, do Jornal Novo, do Flama e d’O Século Ilustrado. Foi no Jornal de Notícias que iniciou a carreira como jornalista e é aqui que, ainda hoje, publica a coluna “À Descoberta do Porto”.

O lançamento do livro contará ainda com a atuação do Rancho Folclórico do Porto.

A entrada é livre.