A Fundação Calouste Gulbenkian acaba de anunciar a lista de contemplados com a edição deste ano das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, um programa que visa “detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação”. Entre os 70 bolseiros selecionados destacam-se 11 estudantes da Universidade do Porto, ligados às áreas de Biologia, Física, Matemática, Química, Humanidades e Ciências Sociais.

A área das Humanidades é a que reúne mais estudantes bolseiros da U.Porto, todos eles da Faculdade de Letras (FLUP). São eles: Jéssica DiasTiago Veloso, ambos finalistas da Licenciatura em Filosofia; Patrícia Loureiro Ferreira, finalista da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas; e Tatiana Valente, licenciada em Arqueologia pela FLUP e a frequentar atualmente o 2.º ano do Mestrado em Arqueologia.

No domínio da Biologia, são três os estudantes da Universidade distinguidos: Gonçalo Castro, estudante 2.º ano da Licenciatura em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); Inês Nóbrega Castro, do 1.º ano do Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina (FMUP); e Rui Sousa Martins, finalista da Licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências (FCUP).

Os restantes estudantes completados são: Isabel Rasteiro, licenciada em Psicologia e a frequentar o 1.º ano do Mestrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), na área das Ciências Sociais; Magda Amorim, finalista da Licenciatura em Engenharia Física da FCUP, na área da Física; Martim Paiva; finalista da Licenciatura em Matemática da FCUP, na área da Matemática; e Jorge Ventura Manuel, estudante do 1.º ano do Mestrado em Química da FCUP, na área da Química.

Entre os Novos Talentos selecionados este ano pela Gulbenkian há também a destacar a presença de três vencedores das últimas duas edições do Prémio Incentivo da U.Porto: Isabel Rasteiro (2021), Patrícia Loureiro Ferreira (2022) e Martim Paiva (2022).

Registe-se ainda a presença de três docentes da U.Porto nas comissões científicas que vão acompanhar os bolseiros  ao longo do próximo ano. São eles: Helder Maiato (FMUP), na Biologia; Jorge Freitas (FCUP), na Física; e Sofia Miguéns (FLUP), nas Humanidades.

Sobre as Bolsas Gulbenkian Novos Talentos

As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos destinam-se a estudantes que frequentem atualmente o 2.º, 3.º ou 4.º anos de cursos de licenciatura e de mestrado integrado, ou o 1.º ano de cursos de mestrado, em instituições de ensino superior portuguesas, e que registem uma média igual ou superior a 17 valores, até ao momento da candidatura,

Com um valor mínimo de 2.500 euros, a bolsa inclui um apoio – no valor de 1.000 euros – que visa assegurar o prosseguimento de estudos dos bolseiros, nomeadamente para o pagamento de propinas e para estímulo à investigação.

O restante valor – 1.500  euros – destina-se a atividades de enriquecimento de talento, nomeadamente: cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório, entre outros.

Os bolseiros Novos Talentos têm ainda oportunidade de participar num programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutores de mérito reconhecido e acompanhamento por uma Comissão Científica dedicada a cada área do programa.

O programa inclui também sessões de desenvolvimento pessoal em grupo, apostando assim na criação de um ambiente de networking e partilha entre os bolseiros que perdure mesmo após o período de bolsa.