Melhorar o diagnóstico e tratamento da lesão do tecido cardíaco em doentes com COVID-19. É este o objetivo de um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), que espera conseguir esclarecer de que forma é que o novo coronavírus influencia a função cardíaca nos casos mais graves da doença.

“Queremos perceber se o vírus infeta o tecido cardíaco e como é que o coração é atingido pela ativação inflamatória sistémica exagerada”, explica o investigador Francisco Vasques-Nóvoa.

Além da resposta a estas duas questões, o grupo de investigadores da FMUP espera também identificar quais os fatores de suscetibilidade que contribuem para o desenvolvimento da disfunção cardíaca em resposta à COVID-19.

Segundo Roberto Roncon de Albuquerque, coordenador da investigação, a lesão de tecido cardíaco é frequente em doentes infetados. No entanto, “os mecanismos, a abordagem diagnóstica e um possível tratamento permanecem amplamente desconhecidos”, indica o investigador.

Para obter novas respostas no combate à pandemia, os investigadores e docentes da Faculdade de Medicina da U.Porto irão estudar e acompanhar um grupo de doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) por um período aproximado de  três meses.

Com um financiamento de 30 mil euros, este é um dos 17 projetos liderados por investigadores da Universidade do Porto que serão apoiados no âmbito da “RESEARCH 4 COVID-19”, uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o objetivo de melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia por COVID-19.

A par da FMUP e do CHUSJ, o estudo Myocardial Injury in COVID-19: a Prospective Clinical and Mechanistic Study conta também com a colaboração da Universidade de Maastricht (Países Baixos) e do Laboratório Europeu de Biologia Molecular.