No âmbito do centenário da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), a recém-criada ALUMNIFFUP vai associar-se às comemorações no próximo dia 18 de fevereiro, através da realização de uma sessão inaugural online, que pretende juntar toda a comunidade de antigos estudantes e celebrar a forte tradição associativa que a FFUP tem demonstrado ao longo da sua história.

A sessão, com início a partir das 21h00, conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, que se vão juntar ao Diretor da FFUP, Domingos Carvalho, à Presidente da Comissão Instaladora da ALUMNIFFUP, Sónia Queirós e à Presidente da AEFFUP, Débora Silva.

Além de um reencontro entre antigos estudantes e colegas, o evento será um momento de partilha de ideias sobre o presente e o futuro do ensino e da profissão farmacêutica. O convite para participar na sessão é, por isso, dirigido aos antigos estudantes, mas também “a todos os atuais estudantes que partilham a FFUP como alma mater”.

Para a Comissão Instaladora da ALUMNIFFUP, “esta é a nossa forma de agradecer às instituições de ensino e ciência, e à FFUP, o contributo inestimável que deram ao país e ao mundo nos últimos 100 anos, em particular num período tão complicado e em que os farmacêuticos e o setor farmacêutico têm sido indispensáveis no combate a um flagelo humanitário”.

A participação no evento é gratuita, bastando para o efeito preencher o formulário de participação.

A ALUMNIFFUP

Fundada no passado dia 18 de janeiro, no mesmo dia em que se celebraram os 100 anos da criação  da FFUP ,a Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Farmácia da U.PortoALUMNIFFUP – nasceu como resposta à necessidade da FFUP em ter uma plataforma que permita o intercâmbio e diálogo entre as várias gerações de farmacêuticos formados “dentro de portas”.

“Promover a ligação entre os antigos estudantes e a FFUP, através de atividades várias, assim como contribuir para discutir a profissão e o ensino das ciências farmacêuticas em Portugal, num contexto de relação com o mercado de trabalho” são alguns dos objetivos elencados pela Comissão de Instalação. Acresce ainda o facto de permitir transformar os antigos estudantes “em embaixadores da formação de excelência praticada na FFUP, participando na construção de uma instituição cada vez mais sólida”.

Até ao ato eleitoral que elegerá a presidência, a ALUMNIFFUP será gerida pela Comissão Instaladora constituída por Domingos Ferreira, Sónia Queirós, Luís Miguel Lourenço, Luís Rocha e Marcos Alves Teixeira.