A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Efacec inauguraram recentemente um novo laboratório colaborativo – o Vasco da Gama CoLAB – com o objetivo de desenvolver soluções que respondam aos desafios da transição energética. A ambição passa por criar em Portugal “um centro de excelência na área do armazenamento de eletroquímicos de energia”.

Constituído formalmente em novembro de 2020, o Vasco da Gama CoLAB conta com um financiamento de 3 milhões de euros, atribuídos no âmbito do Programa Norte 2020 e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Por enquanto, já foram contratados nove investigadores de um total de 28 que irão compor a equipa liderada pela FEUP e pela Efacec.

Para além da Efacec e da Faculdade de Engenharia, o Vasco da Gama CoLab é formado ainda pelo Instituto Superior Técnico, INESC TEC, EDP Inovação, A400 e as start-ups Visblue e C2C-NewCap. Através desta parceria pretende-se encontrar soluções sobretudo em três áreas fundamentais de desenvolvimento tecnológico nesta área da transição energética: baterias de escoamento de vanádio, supercondensadores e eletrónica de potência e gestão inteligente de energia. Com foco no armazenamento de energia, o laboratório vai explorar tecnologias complementares que respondam aos desafios da sociedade, como a integração de energia renovável, o desenvolvimento mobilidade elétrica, a construção de smart cities sustentáveis e hubs de energia limpa.

Adélio Mendes, coordenador do Vasco da Gama CoLAB, e investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP, admite que a integração destas áreas vai rapidamente transformar o laboratório “numa referência”, uma vez que permitirá “produzir valor social e económico” ao preencher um “espaço em aberto” entre os centros de investigação fundamental e as empresas.

Sediado na FEUP, o Vasco da Gama CoLAB, está em negociações com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) tendo em vista um aumento das instalações do laboratório na cidade do Porto.