A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é líder em Portugal e a número 50 entre as melhores escolas de desporto do mundo. São estes os resultados da mais recente edição do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments, que acaba de ser publicada.

A edição de 2022 daquele que é um dos mais reconhecidos rankings na área do ensino das Ciências do Desporto volta a posicionar a FADEUP como a única escola de desporto nacional a figurar entre as 100 melhores do mundo.

Considerado um ranking de referência para as instituições de ensino superior na área do desporto, o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments avalia anualmente cerca de 300 instituições em todo o mundo, com base na avaliação de vários indicadores de performance académica e de investigação. Estes incluem os artigos científicos indexados na Web of Science, o total de citações, as citações por artigo, ou os artigos publicados nas publicações de maior impacto.

A percentagem de artigos publicados em colaboração com instituições estrangeiras, quer da área das Ciências do Desporto, quer de outras áreas de trabalho, é outro dos indicadores avaliados pelo ranking. Esta é de resto forte aposta da FADEUP ao longo dos últimos anos, facto que a tem consolidado entre a elite científica mundial na sua área.

Na comparação com as outras cinco universidades portuguesas presentes no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2022, a FADEUP destaca-se então na liderança isolada, seguida da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, ambas posicionadas entre as 101 e as 150 melhores do mundo.

As restantes instituições portuguesas classificadas são a Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro (151-200). o Instituto Universitário da Maia (201-300) e a Universidade da Beira Interior (201-300).

A exemplo da edição anterior, o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2022 é liderado pela universidade australiana de Deakin.