Entre as 50 melhores do mundo e a única representação portuguesa nas 100 melhores. É este o resultado da Universidade do Porto no mais recente “Shanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments”, um dos mais reconhecidos nas áreas da ciências do desporto. Através da sua Faculdade de Desporto (FADEUP), a Universidade lidera o ranking e volta a destacar-se pela produção científica produzida em colaboração com entidades parceiras em todo o mundo.

A FADEUP destaca-se como a quarta melhor do espaço iberoamericano, liderando o ranking português das escolas de desporto.

Partindo de critérios como os artigos científicos indexados na Web of Science, total de citações, citações por artigo, artigos publicados nas publicações académicas de maior impacto e percentagem de artigos publicados em colaboração com instituições estrangeiras, o hanghai Ranking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments avalia mais mais de 500 instituições de todo o mundo com formação e investigação na área do desporto.

A edição deste ano é liderada pela Deakin University (School of Exercise and Nutrition Sciences Institute for Physical Activity and Nutrition), na Austrália.

Ranking de Xangai destaca a Universidade do Porto

Note-se que, recentemente, a Universidade do Porto foi distinguida também no Ranking de Xangai Academic Ranking of World Universities(ARWU) 2021. Classificada entre as 301-400 melhores do mundo, a Universidade do Porto destacou-se pela qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita.